Como garantir o retorno dos investimentos feitos em sua empresa?
O Retorno Sobre Investimento (ROI, na sigla em inglês) é uma das nomenclaturas constantemente presentes nas empresas. E é também uma das maiores preocupações delas.
Será que o dinheiro que você tem aplicado para expandir uma área, em estratégias de marketing está gerando retornos?
Um fato é que é impossível implementar melhorias no seu negócio sem fazer investimentos.
No entanto, faz-se necessário haver um planejamento para que, efetivamente, haja retorno sobre esse valor aplicado.
O que é ROI?
O Retorno Sobre Investimento (ROI) trata-se de uma das melhores formas de medir o quanto de dinheiro está sendo ganho (ou perdido) com um determinado investimento.
E ele pode ser usado para diferentes áreas, tais como: aplicações financeiras, investimento em campanhas de marketing digital, investimento em e-mail marketing, em SEO, investimento em publicidade nas mídias sociais, em campanhas pagas como Google AdWords, entre outras.
Como calcular o retorno sobre investimento (ROI)?
Antes de tudo, vamos entender como funciona o cálculo do retorno sobre investimento (ROI).
Para fazer esse cálculo basta usar a seguinte fórmula:
Valor total ganho – Valor total investido / Valor total investido * 100
Explicando melhor…
Valor total ganho menos o valor total investido e dividido pelo valor total investido, em seguida pega-se esse resultado e o multiplica por 100.
E a melhor forma de saber se um investimento desse tipo seria o ideal é fazendo testes.
Você pode começar com campanhas com baixo investimento, por exemplo.
Então, como garantir o retorno dos investimentos feitos em sua empresa?
Quando se trata do futuro do seu negócio, é importante adotar processos que ajudem a avaliar o desempenho dos investimentos.
E é importante avaliar tanto os investimentos realizados quanto realizar previsões de possíveis investimentos futuros.
Mas isso não funciona somente como uma ferramenta de medição do desempenho de um investimento. É também uma auxiliadora de melhorias dentro da empresa.
Logo, a análise de ROI é importantíssima no médio e longo prazo e trará um importante e estimável auxílio nas tomadas de decisões, assim como, ajudará também a identificar quando uma estratégica precisará ser alterada.
Em qualquer tipo de conversão, é importante possuir um funil devidamente definido.
Isso significa que se você estiver desenvolvendo uma campanha de e-mail marketing, faz-se crucial “desenhar” o caminho que seus clientes percorrerão até a conversão.
E nesse funil o ROI faz-se constantemente presente para medir o retorno sobre o investimento na campanha: cliques, aberturas de e-mail, cadastros, downloads, compras, etc.
Perguntas importantes para se fazer
O cálculo do ROI é uma das etapas essenciais antes de tomar qualquer decisão, pois somente assim você saberá o que está acontecendo. E com esse dado em mãos, é possível agora fazer análises.
Você pode se perguntar por que teve esse retorno e qual é o ROI dos seus concorrentes (por isso um planejamento e pesquisa sobre o mercado é importante também), como é possível replicar os resultados obtidos em ações que tenham apresentado um ROI elevado, etc.
Outro ponto importante a mencionar é que nem sempre um ROI positivo numa área pode representar lucros para a empresa. Por exemplo:
Se você investiu em gestão de mídias sociais e a quantidade de seguidores em seu perfil aumentou, essa é uma boa notícia. Mostra que a estratégia utilizada está dando certo.
Mas se esses seguidores não estiverem sendo convertido em leads, isso não trará nenhuma vantagem para empresa.
Conclusão
O ROI é uma ferramenta importantíssima para o seu negócio, fornecendo dados valiosos. E ele pode ser usado tanto em áreas como de venda quanto também em marketing.
Se bem utilizada, essa ferramenta mostra a atual situação do seu negócio, ainda que o seu cálculo seja simples.
E o que é fornecido por meio do ROI ajuda tanto gestores, administradores quanto a sua equipe de forma geral. Logo, tenha-o como guia para saber por onde seguir.