Como fazer meu conteúdo da rede social chegar até as pessoas certas?
Todos nós usamos mídias sociais hoje em dia. Bem, talvez nem todos, mas pelo menos uma grande quantidade da população sim.
A questão não é mais se a usamos, mas o porquê.
E é exatamente isso que a Six Interfaces vem analisando para descobrir estratégias de marketing e impulsionar vendas.
Então, qual é o seu principal motivo para estar ativo no Facebook, Twitter, Instagram ou qualquer outra rede social?
Aparentemente, a maioria de nós as usa para manter contato com outras pessoas, mas também para se manter atualizado sobre o que está acontecendo no mundo ao nosso redor.
Justamente, por conta do último motivo, que as mídias sociais se tornado um ativo muito importante na caçada de novos clientes.
Com uma boa estratégia, as redes sociais oferecem a oportunidade de mostrar seu negócio a novos compradores.
Apesar de muitas empresas incluírem as redes sociais na sua estratégia de marketing, poucas têm alcançado resultados satisfatórios.
Isso nos mostra o quanto algumas empresas não acertam no seu alvo. Mas por que falham?
A resposta é óbvia, não criam estratégias certas, não estudam seu público e nem se preocupam em como se comunicar com seus futuros clientes de forma certa.
Como criar uma estratégia de Marketing para Redes Sociais?
A mídia social é um canal de marketing vital para empresas de todos os tamanhos.
A pergunta “por que nossa empresa deve usar a mídia social?”, agora está sendo substituída por “como nossa empresa pode crescer com o marketing de mídia social?”.
Porém, empresas ainda estão tentando comercializar nas mídias sociais sem uma estratégia documentada. Por isso, elaboramos aqui alguns passos básicos para você começar do jeito certo.
Passo 1: audite sua presença social atual
Antes de fazer uma estratégia sobre onde você está indo, dê uma rápida olhada em onde você está.
Algumas áreas a considerar ao auditar a presença da sua empresa nas mídias sociais são:
– Em quais redes você está atualmente ativo?
– Suas redes estão otimizadas (fotos de perfil e de capa, biografia, URL etc.)?
– Quais redes estão atualmente trazendo mais valor para você?
– Como seus perfis se comparam aos perfis de seus concorrentes?
Passo 2: Documentar quem é seu cliente ideal
Você precisa ser o mais específico possível com esta parte. Por exemplo, se você identificou seu público-alvo como pais, tudo bem.
No entanto, se você identificar seu cliente ideal como pai que mora no Rio de Janeiro, com idade entre 30 e 50 anos, ganha mais de R$ 270.000 por ano, usa principalmente o Facebook e tem interesse em atividades ao ar livre, terá muito mais sucesso.
Até os melhores profissionais de marketing falharão se estiverem comercializando para o público errado. Responda às seguintes perguntas para ajudá-lo a criar uma persona de comprador altamente focada:
– Idade
– Localização
– Título do trabalho
– Renda
– Pontos problemáticos (que sua empresa pode resolver)
– Rede social mais usada
Passo 3: Criar e selecionar conteúdo envolvente
Infelizmente, muitas empresas saltam diretamente para esta etapa.
Felizmente, esta postagem deixou claro que existem pelo menos duas etapas vitais que você deve executar antes de começar a criar e selecionar conteúdos interessantes para compartilhar em seus canais de mídia social.
Vamos agora discutir a parte divertida, postando nas mídias sociais.
Você sabe quem é seu cliente ideal e usou essas informações.
Armado com essas informações, deve ser fácil começar a criar e selecionar conteúdos. Aqui estão alguns exemplos de formatos de conteúdo que você pode criar:
– Imagens
– Vídeos
– Postagens no blog
– Infográficos
– eBooks
– Entrevistas
A lista de ideias de conteúdo continua, mas certifique-se de focar apenas em formas de conteúdo alinhadas à sua declaração de missão, bem como ao seu conjunto de habilidades.
O conteúdo é o que alimenta as mídias sociais, por isso é crucial que você considere criar conteúdo de alta qualidade e envolvente como uma das principais prioridades.
Como distribuir conteúdo de mídias sociais?
Sua estratégia de mídia social vai além do que você publica em seus canais sociais.
Planejar e publicar seu conteúdo é apenas uma pequena porcentagem de uma estratégia bem-sucedida de mídia social.
Uma boa estratégia envolve encontrar maneiras de distribuir ativamente seu conteúdo para que o maior número possível de pessoas o veja.
Ao estabelecer uma estratégia de distribuição de conteúdo, você configura suas postagens para serem compartilhadas mais amplamente.
Se você tem blog, inclua botões de compartilhamento em suas postagens para que seu público-alvo possa distribuir seu conteúdo aos seguidores.
Você também pode incentivar seu público a se envolver com seu conteúdo, fazendo uma pergunta e incentivando-o a compartilhar suas respostas, nas mídias sociais ou na seção de comentários de uma postagem do blog.
Outras pessoas que compartilham seu conteúdo também são excelentes provas sociais.
Sua estratégia de conteúdo de mídia social deve incluir responder ou reposicionar pessoas que compartilham seu conteúdo.
Existem ferramentas de mídia social, como o recurso de agendamento do Sprout, que tornam a distribuição de conteúdo mais fácil.
Reconhecer quando seu público está ativo e compartilhar postagens no momento certo ajudará você a alcançar mais pessoas.
Se você está postando apenas nas mídias sociais no momento em que o conteúdo é publicado, está perdendo uma grande oportunidade de otimizar seu alcance.
As plataformas de mídia social individuais têm suas próprias maneiras de ajudá-lo a maximizar o alcance.
No Twitter e Instagram, por exemplo, a utilização de hashtags é uma ótima maneira de distribuir ainda mais seu conteúdo.
As hashtags ajudam você a alcançar pessoas que não apenas seguem você, mas acompanham alguma tendência ou interesse específico.
No LinkedIn e no Facebook, participe de grupos relacionados ao seu setor e compartilhe conteúdo quando relacionado à conversa.
Outra boa estratégia de distribuição envolve a criação de redes com blogueiros e criadores de conteúdo em seu nicho.
É provável que outras marcas compartilhem seu conteúdo com o público se você tiver um relacionamento e retornar o favor.
Lembre-se de que qualquer coisa que você compartilha com seu público-alvo ainda deve ser valiosa para ele e se relacionar com sua marca.
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