20/10

Seu conteúdo roda bem em celulares?

Em 2017 o número de pessoas que acessava a internet exclusivamente através dos celulares já era de 49% de todos os usuários brasileiros.

Os números são de uma pesquisa realizada no mesmo ano pelo Comitê Gestor de Internet.

Logo no ano seguinte, em 2018, o CGI já apontava que pela primeira vez o número de usuários que acessavam a internet exclusivamente por meio de dispositivos móveis já superava o número de usuários que usam computadores.

Por outro lado, segundo a Anatel, ainda em 2017 o número de usuários de internet por meios mobile no Brasil já seriam responsáveis por 80% de todos os acessos à internet no país.

Estes números deixam claro que a cada dia é ainda mais necessário que os sites disponíveis na internet funcionem bem em todos os celulares.

Atualmente, pensar o melhor uso de um site nos computadores já não é mais a única meta de quem deseja ter um site.

Além disso, é necessário também pensar em como criar ambientes agradáveis para os usuários mobile.
 

Diferenças entre celulares e computadores

 
Tornar um site cada dia mais amigável a usuários que acessam a internet por meio de dispositivos móveis é, mais do que uma necessidade.

É o desafio que diferencia os profissionais que atingem o sucesso no mercado virtual daqueles que apenas estão presentes na rede.

Características que para muitos usuários podem inicialmente parecerem simples, são extremamente importantes.

Quando passamos a pensar no desenvolvimento de um site precisamos que ele consiga rodar bem tanto em computadores quanto em celulares.

O tamanho da tela é um destes desafios, enquanto computadores contam com monitores, os celulares possuem telas que normalmente possuem um terço ou menos de espaço visível.

Então criar um ambiente virtual que responda bem aos desejos dos usuários nos dois modelos de plataformas é extremamente importante para que você não afaste o seu público.

Outra característica também diferencia os dois modelos de plataforma e faz necessário pensar a composição de cada item em cada ambiente.

Um usuário que precise ficar dando zoom e/ou encontre dificuldade para clicar em itens que aparecem na tela do seu celular enquanto acessa um site pode nunca mais voltar a usar aquele serviço.
 

Responsivo e amigável

 
Diante desta necessidade de atrair e manter o público nos ambientes móveis é que o dono de um site deve sempre atentar-se para que ele seja responsivo. Mas o que seria ser responsivo?

Um site responsivo é aquele que se adapta completamente ao tipo de ambiente que está sendo acessado: computadores, celulares ou tablets.

O design e o layout para a navegação do usuário são muito importantes. A escolha correta do modelo e do tamanho da fonte utilizada em cada um dos ambientes também é fundamental.

O Google leva em consideração a responsividade de um site quando o ranqueia em pesquisas realizadas pelos usuários que buscam o que desejam.

Pesquisas realizadas pela própria Google demonstram que os usuários clicam nas primeiras opções que aparecem em suas pesquisas.

Resultados que não estejam na primeira página da plataforma dificilmente são acessados.

Um bom ranqueamento em todos os tipos de plataformas é fundamental para que o seu site seja visto pelo máximo de pessoas.

Por outro lado, alguns sites vão além de serem responsivos. Por exemplo, há sites que possuem versões exclusivas para quando são acessados no desktop e para plataformas móveis.

Esta diferença permite que cada uma das versões seja planejada para extrair o máximo do meio utilizado pelos usuários desde o momento em que o site está sendo criado.
 

O que define que o seu site rode bem em ambientes móveis?

 
Alguns critérios lhe permitem avaliar se o seu site é ou não amigável a plataformas móveis de acesso à internet.

A agilidade no carregamento é uma delas, usuários desejam que os sites carreguem o mais rapidamente possível em seus dispositivos.

Por isso os sites sempre devem ser pensados para rodarem perfeitamente em todas as plataformas móveis.

Mais da metade dos usuários de internet por dispositivos móveis deixam um site se ele demorar mais de 3 segundos para carregar.
 

Teste o seu site

 
Caso você possua um site e deseje medir quão responsivo ele é, você pode utilizar algumas ferramentas que estão disponíveis na internet.

A própria Google disponibiliza uma ferramenta que testa a responsividade de um site por meio de uma URL.

Outra plataforma oferecida pela Google é a Chrome DevTools. Esta ferramenta permite que o criador de conteúdo análise exatamente como será a experiência do seu site em celulares e tablets.

Uma outra ferramenta que oferece resultados interessantes é a responsinator.

A plataforma permite que o usuário avalie a performance do seu site em dispositivos Android ou IOS. Apesar de ser em inglês a ferramenta é de fácil uso.
 

Negócios virtuais

 
Especialistas em marketing e e-commerce apontam que uma forte presença virtual no ambiente móvel garante que marcas consigam afixar-se na mente dos usuários.

A forma como o ambiente dos celulares se apresenta para o usuário final facilita a conversão de vendas, mas é sempre necessário estar atento para o perfil dos usuários que convertem o acesso a um site por meio mobile em vendas.

Em 2018 o SPC fez uma pesquisa que analisou o comportamento dos usuários que fazem compras online.

74% dos consumidores brasileiros que fazem compras via internet usa o seu smartphone em pelo menos uma das etapas do negócio.

Esta mesma pesquisa ainda apontou que dentre o público mais jovem, ou seja, pessoas que possuem entre 18 e 34 anos, o celular é usado integralmente para a realização das compras.
 

Seja efetivo no mercado móvel

 
Todos estes fatores permitirão que você consiga maximizar os seus números no ambiente virtual. Um ambiente que já provou que veio para ficar e que está crescendo mais a cada dia.

Ser forte no meio mobile é fundamental, por isso é necessário que você análise o seu site e busque fortalecê-lo em todas as plataformas.

Um bom parceiro pode lhe permitir alcançar grandes resultados através de um trabalho de qualidade.

Um parceiro que detenha a capacidade para produzir aquilo que você busca, lhe garantirá ter na internet o tamanho que você realmente deseja.

Agora que você entende a importância de que um site funcione bem em celulares.

Você pode entrar em contato conosco para entender melhor sobre as maneiras de tornar o seu site ainda mais responsivo através das soluções que oferecemos e que podem te ajudar ou a sua empresa.

Basta acessar a nossa página de contato!