A IMPORTÂNCIA DE UM SITE

Para que muitos empresários entendam a importância de um site, vou focar em alguns pontos básicos, como comunicação, prospecção de clientes e venda direta.

Mas antes de adentrar a por menores, reitero o que costumo sempre dizer: A internet é um ambiente e não uma mídia. Este conceito serve para entendermos que um site é um ponto de venda, um escritório, uma sede da empresa e não apenas uma peça publicitária. Para muitas empresas seu site é uma filial, para outras, a sua matriz.

O marketing digital vem ganhando força pelo seu poder de engajamento, entre tantos outros argumentos, eu acredito que este seja o mais forte de todos. Conseguir agregar pessoas em torno de uma causa, uma marca, uma campanha, e isso, de forma cumulativa.

SEO – Otimização para os mecanismos de busca

As técnicas de SEO (search engine optimization), se bem utilizadas já na construção do site, podem servir como alicerce para um excelente trabalho de encontrabilidade, referenciando seu site para os mecanismos de busca.

Claro que, apenas um site não nos garante uma bela posição destacada e intocável no Googlepor exemplo. Vários outros quesitos são importantes, para isso, a integração, através do relacionamento com outros sites profissionais é a principal delas, e isto se faz através de links externos, que apontam para o seu site, em busca de elevar o seu Page Rank.

O Google vem com o tempo, reconhecendo a força das mídias e redes sociais e, portanto, aumentando a importância dos links compartilhados nestes meios.

Marketing e Comunicação

Em estratégias de comunicação, os sites também têm um importantíssimo papel. Além de oferecer conteúdo e informação sobre a empresa e seus profissionais, “devem” incentivar a propagação destas informações, fazendo com que as pessoas que se sentirem interessadas pelo material postado, motivem-se a compartilhá-lo em suas redes sociais, ajudando na divulgação do mesmo.

Os sites também precisam permitir a interação direta, ou seja, deve haver espaços, campos e formulários, para os usuários manifestarem suas opiniões, críticas, sugestões ou registrarem suas dúvidas. O feedback direto é uma das principais fontes de fidelização e evangelização de clientes, além de ser a principal, para a análise de correções e melhorias. Para quem tem experiência em vendas, sabemos que quando um cliente apresenta uma objeção, na verdade, ele está nos abrindo à possibilidade da negociação.

Ter um site é mais do que ter um banner ou catálogo de produtos virtual. Ter um siteprofissional é ter uma empresa montada em um ambiente super lotado de possíveis prospects. Torná-la compatível com a realidade da era em que vivemos, preparada para realizar negócios é o desafio do serviço de desenvolvimento de sites profissionais da Six.

Assim como em todo o negócio, a gestão de relacionamento é o caminho do sucesso, e inúmeras são as ferramentas para se trabalhar este quesito. A web vem evoluindo a passos largos, esperar para se engajar pode ser a diferença entre a possibilidade de fazer a diferença ou sucumbir no anonimato.

E-Commerce (Vendas Online)

Algumas empresas optam por não possuir plataformas de e-commerce (venda direta) em seus sites. Para estas, as ferramentas de integração e comunicação direta com seus clientes devem possuir o dobro da atenção, pois é através destas portas que a captação de clientes será feita. Existem muitos meios para isso, argumentos persuasivos e processos fáceis de usabilidade não devem ser economizados.

Já o e-commerce, atende todos os pré-requisitos do que entendemos por uma empresa completa. Pois ela deve atrair o cliente, demonstrar seus produtos, expor seus benefícios, oferecer formas de pagamentos flexíveis e concretizar vendas.

Para empresas que estão entrando agora na Web existe a ferramenta de sites prontos. Com ela, os empresários podem fazer seus primeiros testes de convivência na Internet, utilizando-se de baixo investimento e com um prazo de entrega bem curto. A única coisa que não aconselho para este grupo de iniciantes são os sistemas de sites grátis. Por que falta a voz de um profissional para passar instruções e dicas de como se beneficiar disso. Trocando em miúdos:

“Ninguém precisa de ferramentas, o que precisamos, é do que elas podem nos proporcionar.”

O mundo está presenciando a maior fase de comunicação integrada de sua história, nunca foi tão fácil se relacionar com pessoas em qualquer lugar, a qualquer hora e de forma direta e sem hierarquia.

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