Como Anda Sua Encontrabilidade? Seus Clientes Andam Encontrando o Concorrente?
Encontrabilidade pode parecer uma palavra ou até um conceito novo para alguns, mas saber como anda a encontrabilidade da sua empresa é fundamental para o sucesso dela!
Toda empresa precisa ter uma presença online ativa! Apesar disso, muitas marcas ainda estão usando técnicas amadoras para se inserirem digitalmente ou sequer se atentaram para isso.
O marketing digital, quando bem feito é uma das chaves do sucesso de qualquer empresa que deseja continuar atraindo clientes diariamente e com isso, alavancar seu crescimento.
Afinal, o mundo está cada vez mais conectado e se a sua empresa não acompanha essas mudanças, fatalmente ela ficará ultrapassada e os concorrentes tomarão o seu espaço.
Presença Online
Como anda sua encontrabilidade? Se pesquisarmos agora o nome da sua empresa na internet, ela será facilmente encontrada?
Se a resposta for não, está na hora de começar a marcar presença digital para que os seus clientes e o seu público-alvo em geral, comece a encontrar a sua empresa.
Caso um cliente procure sua empresa e somente encontre o concorrente, quais as chances desse cliente fechar negócio com você? Obviamente as chances ficam muito reduzidas!
Tendo isso em vista, podemos perceber a importância de toda empresa investir em sua presença digital, de modo que todo cliente potencial possa ter uma experiência com a marca, antes mesmo de se dirigir até a loja mais próxima.
Nesse contexto, já não cabe mais o uso de redes sociais de forma amadora para divulgar a sua loja, sendo importantíssimo investir na imagem que sua empresa está passando no mundo online.
Ao se trabalhar uma imagem corporativa de forma profissional, se constrói credibilidade junto ao público e sua empresa passa a ser alavancada pelo marketing digital bem feito.
SEO e Encontrabilidade
Além da presença digital nas redes sociais é preciso também ser facilmente encontrado nos mecanismos de buscas! E é o SEO, que estrategicamente usado, irá fazer a diferença na encontrabilidade da sua empresa.
SEO significa Search Engine Optimization, ou seja, otimização para os mecanismos de busca.
Ao ter seu conteúdo otimizado com as técnicas de SEO, ficará mais fácil ser visto pelos seus clientes potenciais.
Geralmente, as pessoas acessam a primeira página que aparece como resultado da busca e somente se essa página não ofertar as informações necessárias é que as outras páginas subsequentes serão acessadas.
Por isso, estar bem posicionado na primeira página de pesquisa do Google é vital para ser facilmente encontrado.
O Que São Boas Práticas de SEO?
Tendo em vista a importância do SEO para a encontrabilidade da sua empresa, é preciso apostar em boas práticas de SEO como forma de otimizar o conteúdo e facilitar a encontrabilidade de sua empresa em todas as pesquisas relacionadas ao seu segmento. Algumas das boas práticas de SEO são:
- Investir em conteúdo relevante para o seu público;
- Investir na autoridade da marca, ou seja, passar credibilidade em seus conteúdos e conquistar o público através disso;
- Ofertar conteúdos enriquecedores, que não apenas preenchem as linhas da sua página;
- Organizar o texto de forma agradável para ser lido com rapidez e perfeitamente entendido;
- Proporcionar uma boa experiência ao visitante da sua página, o que requer a constante atualização da mesma e correção de erros e problemas;
- Apostar nas palavras chaves corretas para atrair o público e otimizar seu conteúdo;
Todas essas e muitas outras estratégias de SEO precisam fazer parte do seu conteúdo, visando que seu site, blog e redes sociais sejam bem colocados no Google e isso atraia mais clientes para a sua marca.
Para garantir esse resultado e melhorar a sua encontrabilidade, será preciso contar com bons profissionais de marketing digital, visando principalmente, que todas as estratégias sejam corretamente executadas.
Dessa forma, sua empresa terá um posicionamento digital coerente com o que já acontece no cotidiano e durante o atendimento presencial dos seus clientes.
Conteúdos Adaptados
Uma das técnicas usadas para otimizar seu conteúdo e fazer com que seu cliente prefira acessar a sua página e não a do seu concorrente, é adaptar o conteúdo para ser consumido via mobile.
Com a popularidade dos smartphones, é cada vez mais frequente o consumo de informações através de dispositivos móveis.
Se a sua empresa tem um site e ele não carrega com facilidade usando a internet móvel, naturalmente o visitante da página perderá o interesse no acesso.
Além disso, os sites responsivos (ou adaptáveis) são mais facilmente ranqueados nas páginas de busca, ou seja, eles aparecem com maior destaque durante as pesquisas do seu público-alvo.
Isso, porque o Google entende que um site rápido de carregar e de boa navegação via mobile, tem maior relevância para ser apresentado para quem está pesquisando através de seus aplicativos móveis.
Afinal, poucas são as pessoas que possuem paciência para esperar um site pesado carregar, enquanto consome a internet do pacote de dados, o que por muitas vezes ocasiona a desistência de acessar os sites que não são adaptados. E assim, a empresa acaba perdendo clientes potenciais.
Atração e Credibilidade
De que adiantaria investir em anúncios sobre sua empresa e encaminhá-lo para uma página sem, ou com poucas informações sobre seus produtos e serviços?
Além de ser atrativa, sua empresa precisa passar credibilidade para os consumidores. E isso se faz com diferentes estratégias de marketing digital.
Mais do que garantir a encontrabilidade da sua empresa, será preciso gerar conteúdo de valor, para que todos aqueles clientes que a encontrem, sintam o desejo de permanecer navegando por suas páginas, de modo que cada clique na oferta de conteúdos que lhe interesse.
E isso, só acontece de fato se a sua empresa investir em marketing digital de qualidade, gerando conteúdos úteis e que estão de acordo com os interesses do seu público.
Falando em credibilidade, é preciso investir na qualidade e em certos padrões de design! Seja no seu site ou nas postagens em redes sociais, para construir credibilidade online e ser facilmente reconhecido, é importantíssimo contar com o apoio de um designer profissional.
Marketing Digital
Apostar na contratação de uma agência de marketing digital se torna, portanto, um investimento necessário para toda empresa que deseja crescer em seu segmento de atuação.
Encontrabilidade, SEO e tantas outras estratégias só são possíveis de serem executadas corretamente, quando se tem bons profissionais de marketing digital aconselhando e atuando junto com sua empresa.
O uso das plataformas digitais mudou a vida das pessoas e a forma como elas compram e se relacionam com as marcas. Já não existe mais a possibilidade de voltarmos a viver no mundo totalmente offline.
Por isso, é cada vez mais importante que todas as marcas se conscientizem sobre a necessidade de atuar no ambiente online.
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