Como melhorar a imagem que as pessoas têm da sua empresa
Que a sua empresa precisa estar presente no ambiente online você já deve saber, mas mais do que isso, ela deve apresentar uma boa imagem para o público e clientes.
Infelizmente, vender serviços e produtos bons não são o suficiente se você não passa uma boa imagem para o cliente. O mesmo que acontece com as pessoas, também ocorre com as empresas.
Você deve estar se perguntando: mas como eu melhoro a imagem do meu negócio? Simples!
Sua empresa precisa se posicionar no ramo em que atua, tendo sempre em mente o seu objetivo, não importa qual ele seja.
Se ainda não entendeu, não se preocupe, vamos te ajudar! Olha só:
O primeiro passo para começar a criar uma boa imagem para a sua empresa é pensar qual o objetivo dela.
Por que sua empresa existe? Qual o propósito dela? Você almeja que ela seja a mais barata do seu segmento? A mais tecnológica? Com mais qualidade ou a mais sofisticada que o cliente já viu?
Definindo e respondendo essa simples questão, podemos seguir adiante. Bom, essa definição já faz parte de uma sábia estratégia que te ajudará nos passos a seguir.
Explore e defina seus pontos fortes
Já ouviu falar ou já utilizou uma análise SWOT em seus negócios? Se a resposta for não, é melhor começar a usar!
Uma matriz SWOT explora todos os pontos fortes e fracos de um negócio, bem como suas oportunidades e ameaças.
Até parece difícil, mas no papel tudo é mais fácil. Nos pontos fortes você colocará tudo aquilo que é bom e positivo na sua empresa.
Nos pontos fracos, coloque elementos que precisam melhorar, como por exemplo, seu relacionamento com os clientes.
Posteriormente vem as oportunidades e ameaças. Nas oportunidades vale você elencar tudo aquilo que acha que pode acontecer de bom com a sua empresa.
Nas ameaças, ao contrário. Vale até colocar um forte concorrente do seu ramo.
Definindo toda uma matriz SWOT, você completa uma segunda fase e está próximo de entender como melhorar a imagem da sua empresa.
Construa uma boa presença online
Agora sim vamos entender que presença online é um dos caminhos para uma boa imagem de marca.
Se você está presente nas redes sociais e nos mecanismos de buscas, ponto para você. Contudo, saiba que não basta estar presente. Você deve também passar conteúdo relevante para seu público.
Um público interessado no seu trabalho e nos conteúdos de valor que você passa para ele fazem com que sua marca seja lembrada e reconhecida por muitas pessoas.
Vamos a um exemplo prático. Você é do ramo de materiais de construção e lança um e-book descrevendo um manual “faça você mesmo” sobre algum assunto de jardim. O material é útil para o cliente e as chances dele lembrar de você aumentam!
Tenha uma boa identidade visual
É quase a mesma coisa que ter boa aparência. Muitas pessoas lembram de uma marca devido à sua identidade visual marcante e bonita.
Por isso, defina bem as cores, fontes utilizadas nos textos e design dos conteúdos e embalagens dos produtos. Quando tudo está em harmonia você aumenta as chances de estar presente na memória do consumidor.
Aposte no branding
Branding é uma estratégia de marketing digital focada em construir e conservar a imagem de uma marca ou empresa.
Todas as ações são voltadas para consolidar a marca no mercado em que atua. Portanto, essa estratégia é bem importante e não pode ser deixada de lado!
Dê valor ao seu relacionamento com os clientes
Estar presente quando um cliente te faz uma pergunta, atender às suas necessidades e manter um diálogo é muito importante para a imagem da sua empresa.
Vamos supor que um cliente tenha te mandado uma mensagem há uma semana e você não viu. Você responde ou deixa quieto, já que já faz um tempo?
Acertou quem disse que responde! Um cliente nunca respondido pode vir a falar mal da sua empresa para muitas pessoas!
Por isso é muito importante manter o diálogo com o seu público, assim você ganha credibilidade e confiança.
E então, entendeu a importância da sua empresa ter uma boa imagem?
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