Como mostrar para as pessoas que a minha empresa vende qualidade e não preço?

Você já ouviu aquela frase “o consumidor não compra o seu produto. Ele compra o resultado que esse produto trará em sua vida”?

Saiba que ela está completamente correta e é por isso que você precisa se atentar mais em vender qualidade do que preço!

Uma grande preocupação das empresas é justamente isso.

Como colocar na mente dos consumidores que elas vendem qualidade e não preço? Pode parecer complexo, mas na realidade não é.

Para o cliente não interessa qual discurso você usará em suas vendas. O que realmente importa para ele é como o que você oferece pode ajudá-lo de verdade.

Aí vem a oportunidade de você mostrar que vende a qualidade e não o preço! Para isso é necessário muito estudo. Caso contrário, você aparentará estar vendendo apenas pelo preço e não é isso que queremos, certo?

Se sua empresa tem produtos mais caros que o mercado, acredite: isso não será mais um empecilho depois que você entender os conceitos que falaremos adiante.
 

Por onde começo?

 
Em primeiro lugar você precisa “estudar” o seu cliente.

Entenda o que ele precisa, quais as suas necessidades, desejos, quem ele é e o que faz. Resumindo, crie sua persona ideal, aquele cliente perfeito para o seu negócio.

Outra etapa importante é analisar os seus concorrentes diretos e ver o que eles estão fazendo. Veja se eles vendem o preço e não a qualidade. Caso optem pelo primeiro, já é um passo a mais para você argumentar a qualidade do seu produto.

Por último, seja o maior fã da sua empresa. Saiba tudo que ela faz e oferece, bem como pode ajudar os consumidores através dos produtos ou serviços que você tem. Isso ajudará a estar preparado para responder a qualquer questionamento sobre a sua marca.

Essa etapa é simples, não é mesmo? Mas não é a única! Vamos continuar…
 

Relação valor x preço

 
Para continuar, você precisa entender que valor e preço não são a mesma coisa, embora pareça! Vamos conceituar os dois termos:

Valor é quanto uma pessoa está disposta a pagar por determinado produto. Ele pode variar de pessoa para pessoa, pois é um conceito muito abstrato.

Para você o valor de um produto pode não vale a pena, por que ele não tem importância para você. No entanto, para o seu amigo o valor está correto, porque ele vê valor no produto.

Já o preço refere-se ao valor monetário de um determinado produto. Por exemplo: um tênis custa R$ 150,00, esse é o preço! Diferente do valor, o preço não varia de pessoa para pessoa. Ele varia apenas de acordo com o mercado.

Aqui o marketing utiliza um gatilho mental poderoso para criar valor aos produtos ou serviços de uma determinada empresa.

Vamos supor que você encontre na internet um anúncio de um celular de marca x e sabe que o VALOR desse celular é mais alto, por ele ser de excelente qualidade.

No entanto, esse celular está sendo anunciado por R$ 500,00, mas logicamente deveria custar R$2.500,00. Com certeza você entrará no site para ver se ele é confiável e se o produto é de fato original, não é mesmo?

Isso acontece porque sua mente vê valor no produto, ou seja, você sabe que o celular é bom, sua marca é confiável e ele vale a pena! Deu para entender?

Aqui já estamos na metade do caminho para entender melhor como mostrar que a sua empresa quer vender qualidade e não preço!
 

A importância do posicionamento da marca

 
Se sua marca tem um posicionamento claro no mercado, as chances de você agregar valor aos seus produtos aumentam. Isso acontece por que uma empresa com um bom posicionamento passa credibilidade e confiança para os clientes.

Além disso, no posicionamento sua empresa pode deixar bem claro quais os benefícios de adquirir um produto seu.

Assim as chances da sua marca sair na frente dos seus concorrentes aumenta e você atinge o intuito de vender pela qualidade!

E então, deu para entender como você pode vender qualidade ao invés de preço para os seus clientes? Entre em contato conosco! 

Para continuar entendendo mais sobre o assunto, leia também: O MARKETING DE CONTEÚDO É UMA IMPORTANTE FERRAMENTA PARA VENDAS COMPLEXAS