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Como seu cliente se lembra de você?

Como seu cliente se lembra de você? A sua marca está bem posicionada no mercado hoje?

Você já parou para pensar nas suas marcas favoritas e em como elas conquistaram o seu coração e hoje tomam um papel importante na sua vida?

Pois bem, do mesmo modo, a sua empresa pode ganhar um lugar especial no coração dos clientes através do correto posicionamento da sua marca.

Mas o que é e como fazer o posicionamento de mercado?

Como fazer com que os clientes sempre lembrem de você quando precisarem de uma das soluções que sua empresa oferece? Nesse artigo buscaremos esclarecer essas dúvidas.
 

O que é posicionamento de mercado?

 
Como seu produto ou serviço é visto pelos clientes? Com o que eles o relacionam? Qualidade? Preço baixo? Exclusividade?

Sendo bem objetivo, posicionamento de mercado é a forma como sua empresa é reconhecida por seus clientes.

Mas atenção: não é a forma com que eles enxergam por si mesmos, mas sim a forma como você deseja que eles se lembrem da sua empresa.

Posicionar a sua marca no mercado não é uma ação, mas sim um processo. E como processo, ele compreende várias ações onde tudo será feito de modo contínuo.

Sem contar, é claro, que isso envolve aspectos de diferentes áreas da empresa, ou seja, envolve desde a identidade visual até o comportamento dos seus colaboradores, a escolha dos fornecedores, seus parceiros e seus clientes.
 

Vantagens de posicionar sua marca

 
Agora que a gente já conhece o que é posicionamento de mercado, veremos algumas das suas vantagens.
 

Fidelizar clientes

 
Uma empresa bem posicionada no mercado proporciona mais segurança nos clientes, e isso gera uma maior fidelização, ou seja, os seus clientes sentem maior confiança em adquirir seus produtos e serviços.
 

Ganho de competitividade

 
Não precisamos nem mencionar que o posicionamento de mercado ajuda a sua empresa a ganhar competitividade, não é mesmo?

Diante disso você torna a sua empresa uma referência no segmento que atua.
 

Comunicar os valores da sua empresa

 
Outra coisa que o posicionamento de marca faz é comunicar os valores nos quais sua empresa acredita.

Assim, você pode também conseguir gerar identificação das pessoas para com a empresa, e com isso uma grande empatia.
 

Aumento nas vendas

 
É evidente que um dos grandes motivos para que a empresa faça uso desse processo é o aumento nas vendas.

Portanto, como você conseguirá fidelizar clientes, consequentemente também haverá o aumento no volume de vendas.
 

Como definir o posicionamento de mercado da sua empresa?

 
Quando você faz um correto posicionamento da sua marca, então você consegue se distinguir da concorrência e tornar seus produtos e serviços mais atraentes.

Em vista disso, você precisa identificar o seu público-alvo (idade, profissão, interesses, localização, etc), identificar quais problemas o seu produto ou serviço solucionam e definir também qual o diferencial da sua empresa, ou seja, o que influencia um cliente a comprar de você e não do concorrente.

Tudo isso, na realidade, compreende os dados obtidos pela pesquisa de mercado, algo essencial para fazer o posicionamento da sua marca.

Empresas que conseguem fazer um posicionamento de mercado eficaz são àquelas que, além de definirem o seu público-alvo, também sabem como se relacionar com cada um dos tipos de clientes.
 

O que mais envolve o posicionamento de mercado?

 
Quando falamos em posicionamento da marca, não nos referimos apenas a pesquisa de mercado ou às ações diretas de marketing como campanhas publicitárias, por exemplo. Existem mais à se pensar!
 

Fachada da empresa

 
O posicionamento de mercado engloba tudo o que tenha a ver com sua empresa. Logo, até mesmo a fachada da sua empresa tem relação, sabia?

A fachada é a primeira informação recebida por seus clientes quando chegam até a empresa.

Logo, ela pode ser vista como o seu “cartão de visita”.

Por isso que até mesmo o projeto arquitetônico da empresa deve ser pensado estrategicamente, a fim de passar uma imagem positiva, ajudando a influenciar a decisão de compra ou fechamento de contrato, por exemplo.

Do planejamento a execução, tudo deve ser feito visando a imagem que você deseja passar da sua marca para o cliente.
 

Apresentação dos produtos e serviços

 
Outro ponto importante a destacar quando falamos de posicionamento no mercado é a apresentação dos produtos e dos serviços.

O modo como você apresenta seus produtos e serviços ao público pode influenciar na decisão de compra. Assim como também pode agir no modo como o cliente percebe valor neles.

Para te auxiliar com isso, você pode fazer uso do mapa de posicionamento.

Esse mapa ajuda você a identificar os diferenciais que são mais valorizados para um produto ou serviço dentro de um segmento de mercado.
 

Conclusão

 
O posicionamento de mercado é algo que pode e deve ser feito por empresas de todos os portes.

Esse é um processo que requer uma pesquisa de público-alvo, uma espécie de conversa com seus clientes potenciais.

Com isso você consegue insights e pode realizar ações que fortalecem sua marca e te ajudam a conquistar competitividade e outros benefícios que o posicionamento lhe concederá.