Entenda o que é Marketing Digital e como aplicar em sua empresa
Um dilema de pequenas, médias e grandes empresas é como se comunicar de forma apropriada com o seu público. O marketing digital se apresenta como uma ferramenta capaz de reduzir custos e de otimizar resultados, trazendo, inclusive, uma vantagem competitiva para as empresas de menor porte.
Para se aventurar nessa modalidade do marketing é necessário um amplo conhecimento sobre o seu público e, também, o domínio das ferramentas da área, para garantir que não haja desperdício de energia e dinheiro.
Acompanhe a leitura e descubra mais sobre o que é marketing digital, os seus benefícios e como investir nele.
O que é marketing digital?
Tradicionalmente, o marketing é entendido como uma ciência que busca gerar lucros a partir da satisfação das necessidades de um determinado público-alvo. Por muito tempo ele esteve voltado para os 4 Ps: produto, preço, ponto de venda e promoção.
Já o marketing digital é uma forma de promover isso por meio de mídias digitais. Com o avanço tecnológico, a maior exigência dos consumidores e o advento da Internet, os profissionais da área passaram a se preocupar também com a experiência de seus clientes.
O marketing digital pode se utilizar de diversas ferramentas ou canais e explicaremos brevemente alguns deles. Acompanhe a leitura para conhecê-los mais a fundo.
Redes Sociais
As redes sociais certamente são um dos primeiros canais que vêm à mente ao se pensar em marketing digital. Ele não é o único, mas, realmente, é um dos principais meios dessa modalidade de marketing.
No Brasil, somos mais de 90 milhões de usuários no Facebook, o que nos torna o país que mais utiliza redes sociais na América Latina. As redes sociais permitem que as marcas conversem com os seus consumidores, levando tanto entretenimento quanto conhecimento a eles. Marcas como Oreo, Netflix e NuBank são grandes exemplos de como usar as redes sociais como um importante braço do marketing digital.
E-mail Marketing
O e-mail marketing é mais uma estratégia do marketing digital. Trata-se de uma forma de comunicação mais intimista, uma vez que acontece no e-mail do seu cliente.
Esse canal é ótimo para o pós-venda, quando o cliente já realizou algum tipo de cadastro e forneceu o seu e-mail. É possível pensar em comunicações personalizadas, voltadas aos hábitos de consumo daquele consumidor específico, mas sempre com o cuidado para não enviar spam.
Quais os benefícios do marketing digital?
Poderíamos listar infinitos benefícios do marketing digital para o seu negócio. Vamos focar em dois deles: a economia financeira se comparado ao marketing tradicional e a segmentação de público.
A vantagem financeira do marketing digital é uma realidade especialmente para pequenas e médias empresas. Elas encontram uma forma de atingir e se relacionar com o seu público de forma semelhante à das grandes companhias. Além disso, a segmentação de público permite que você fale especialmente com quem deseja ouvi-lo. Você não só gasta menos como tem a possibilidade de investir esse dinheiro de forma mais inteligente.
Como investir em marketing digital?
Ao decidir investir em marketing digital, a sua empresa precisa ter em mente a necessidade de conhecer o seu público. Como falamos, a segmentação de público é uma das grandes vantagens desse tipo de investimento. É importante, portanto, saber com quem você está se comunicando para que esse processo seja constantemente otimizado.
Segundo pesquisa, 58% da população brasileira usa a Internet. Isso significa tanto que grande parte do seu público pode ser alcançado por meio do marketing digital como também pode levar a ideia de que todos podem criar conteúdo ou divulgar uma marca online. Procure uma agência especializada, capaz de prestar consultoria adequada ao seu negócio.
Ao contratar um time especializado, que dispõe das ferramentas para análise de resultados e pode focar exclusivamente nesse trabalho, os seus esforços podem se voltar ao que realmente importa: o seu negócio.
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