Geração de Leads Segmentados: A Estratégia Para Vender Mais

Seus clientes conhecem a proposta de valor da sua empresa? Se a resposta é não, a geração de leads segmentados pode te auxiliar a mudar esse cenário.

Atrair clientes que compreendem a sua proposta de valor é fundamental para a sua empresa se manter competitiva no mercado.

Mas não é algo tão simples assim, uma vez que requer investimento em marketing e pesquisa de público, para gerar leads e trabalhar esses clientes.

E se você ainda não sabe o que são leads segmentados, esse é um forte sinal de que é preciso investir no seu marketing para que sua empresa se torne mais atrativa e aumente o fechamento de negócios.

O Que São Leads?

O lead é um potencial consumidor de uma marca que manifesta interesse em consumir seu produto ou serviço.

Quando uma pessoa acessa seu site ou blog isso não a qualifica como lead, somente quando essa pessoa preenche os dados assinando a newsletter ou dá os dados para baixar um e-book por exemplo. Só então, você terá gerado um lead.

Ao preencher os dados o consumidor potencial passa a ser um lead, porque ele demonstrou o interesse em consumir o que a sua marca está dizendo e poderá passar a ser trabalho por sua equipe.

Quando se tem um lead, ele passa a fazer parte do funil de vendas do seu site, podendo ser melhor trabalhado pela sua equipe de marketing. O que aumenta as chances de que essa pessoa se torne um consumidor em potencial.

Porque Gerar Leads?

O lead é um usuário que está ao alcance da empresa e que pode ser trabalhado pela sua equipe de marketing para se tornar um consumidor fiel da marca.

Uma vez que ele foi atraído, pode ser trabalhado e conquistado, pois ele já demonstrou que está disponível para tal.

Se a sua empresa não tem um setor de marketing e seus investimentos atuais são, por exemplo, em postagens através das redes sociais, é importante perceber que esse trabalho orgânico não gera alta conversão.

Ao contrário disso, cada vez mais os algoritmos obrigam as empresas a impulsionar suas publicações e por isso, utilizar estratégias diferentes e bem colocadas para atrair seu público, gerar lead e conseguir transformar essa pessoa em consumidor. Isso é fundamental para manter sua empresa competitiva no mercado.

Portanto, o trabalho para gerar leads é um trabalho que precisa ser contínuo, de modo que sua empresa esteja sempre gerando leads segmentados.

Como Gerar Leads Segmentados?

Gerar leads é um processo que vai muito além de criar conteúdos relevantes.

Quando o objetivo é gerar leads segmentados, ou seja, que te dão informações suficientes para que você possa categorizar esses clientes, é preciso entregar soluções a eles.

Quando a empresa entende as necessidades do consumidor e passa a entregar soluções que são positivas para o seu dia a dia, então ela começa a gerar leads segmentados, porque despertou em seu público o interesse de que a empresa faça parte do seu dia a dia.

A partir do momento em que as pessoas demonstram interesse pelo que o seu negócio tem a dizer, elas estão dispostas a iniciar uma relação com a empresa, o que torna mais fácil obter dados da pessoa, facilitando o fechamento da venda.

Inbound Marketing

Adotar estratégias de inbound marketing é fundamental para que sua empresa tenha um conteúdo capaz de gerar leads.

Ela possibilita aumentar a atração que os usuários possuem pela sua página, fazendo com que essas pessoas se interessem por sua proposta.

Ao ter seu conteúdo lido e compreendido pelo grande público, a chance de converter essas pessoas em leads segmentados aumenta.

Todo esse esforço é necessário porque a geração de leads é atualmente, um ponto de contato entre a marca e o usuário. Esse contato é necessário para que se possa ter mais clientes satisfeitos.

E quando falamos em clientes, não estamos falando daquelas pessoas que entram em sua loja compram uma vez e demoram a voltar ou sequer voltam.

Clientes são aqueles que compram da marca, compreendem sua proposta de valor e se tornam divulgadores do seu negócio.

Quais São os Principais Canais Para Gerar Leads?

Alguns canais de comunicação disponibilizados pela empresa para o público possibilitam o aumento da geração de leads, mas quais são eles?

Website

Um site que é mantido com conteúdo de boa qualidade e foi bem construído permite a captura de leads por meio de newsletters, preenchimento de testes de ferramentas/soluções e outros formulários que possam ser lançados de acordo com o interesse da marca.

Blog

O blog permite que a marca crie um laço com seus potenciais clientes.

Quando o blog é bem posicionado nos buscadores porque o conteúdo foi bem trabalhado em SEO, qualquer pessoa pode acessar a página durante suas pesquisas.

É importante encorajar as pessoas que leem o seu blog a seguirem suas redes sociais e consumirem outros conteúdos da marca.

SEO e Marketing de Conteúdo

Ao distribuir conteúdo de qualidade e otimizado em SEO você tem maiores chances de envolver os leitores, de modo que fique mais fácil extrair os dados desejados para gerar lead.

É importantíssimo que todo conteúdo da sua empresa seja otimizado em SEO para que suas páginas sejam facilmente encontradas pelo público que tem interesse no que a empresa tem a dizer.

Mídias Sociais

As mídias sociais não podem de forma alguma ficar de fora das suas estratégias de marketing. Atualmente os consumidores já podem inclusive realizar compras através das redes sociais.

Por ser muito acessível e fácil para o consumidor, elas precisam ser trabalhadas com coerência para que tenham relevância e consigam captar novos consumidores diariamente.

Esforço Contínuo Para Atrair Clientes que Compreendam a Sua Proposta de Valor

A internet é um ambiente muito poderoso para atrair consumidores que compreendam a proposta de valor da sua empresa.

Tendo em vista que são essas as pessoas que possuem o maior potencial de se tornarem clientes e divulgadores da sua marca.

Existem muitas ferramentas de marketing que podem ser utilizadas para gerar leads segmentados que possam se tornar esses clientes que defendem a sua empresa porque concordam com a ideia do seu negócio.

Se você busca um público apaixonado e fiel, a internet é o lugar apropriado para trabalhar a sua marca, de modo que ela gere esse tipo de impacto nas pessoas.

Para alcançar esse tipo de resultado no ambiente digital, é preciso poder contar com um time de especialistas em marketing que tratam a imagem da sua marca no universo digital com total respeito e profissionalismo.

Esse é um trabalho contínuo e que requer expertise na área, de modo a entender seu público e traçar estratégias eficazes para a sua empresa, personalizando todo o processo de captação de leads segmentados.

Se você procura alguém que possa te ajudar a ter esse poder de atratividade para o seu negócio, conheça nossa equipe e o quanto podemos te auxiliar.