Gestão de redes sociais: 7 erros que você deve evitar nas suas páginas
Quando o assunto é atingir notoriedade no meio digital, entender como funciona a gestão de redes sociais para alavancar o seu negócio se torna essencial. São muitos os erros mais comuns e neste post você vai aprender como evitá-los para alcançar melhores resultados.
Então, se você quer agir corretamente e estrategicamente nas redes sociais, confira agora os 7 erros que você deve evitar nas suas páginas.
1. Falta de planejamento na gestão de redes sociais
Qualquer pessoa com a mínima noção de marketing, seja ele nas redes sociais ou fora delas, sabe que não existe estratégia e posicionamento sem planejamento. Postar um conteúdo sem um objetivo, quer dizer apenas que você está presente no meio digital, o que não significa que realmente esteja cativando o seu público e trazendo resultados para a empresa.
2. Falta de trato com o público
Se você escolhe boas fotos, constrói um texto apropriado para cada rede, usa hashtags de forma inteligente mas não interage com o público quando ele reage às suas postagens, então você está limitando o alcance e os possíveis desdobramentos que aquele post poderia ter.
Além disso, há casos mais graves, como responder o público de forma superficial ou com linguagem inapropriada. Em vez disso, seja atencioso e claro ao se comunicar com sua audiência e acompanhe de perto aqueles que mais respondem aos seus posts, aí estarão os clientes em potencial.
3. Falta de calendário editorial
Outra dica valiosa para não errar na gestão das redes sociais é ter consistência na periodicidade dos seus posts — além de saber por que você está realizando as postagens, é claro. Não adianta nada realizar uma publicação sensacional em uma semana, com muitas curtidas, compartilhamentos e interação se, logo depois, você não dá continuidade ao trabalho feito.
Além do mais, em datas comemorativas você deve contextualizar suas postagens para melhor aproveitar destes momentos com o seu público. Por isso, organize-se para construir um calendário editorial consistente e eficaz.
4. Excesso de hashtags
Hashtags são uma ótima ferramenta, porém, é importante saber usá-las corretamente. Se você realiza uma publicação interessante mas inunda de palavras-chave, então, o direcionamento que poderia ser dado à sua postagem se torna descontextualizado e confuso.
Uma pessoa que está interessada em comprar um carro, não vai querer entrar em uma postagem que na verdade é sobre venda de sapatos. Não force a barra e nem abuse desta ferramenta que ajuda a ampliar o alcance das suas publicações.
5. Não ter um funil de vendas
Será ótimo se você conseguir o alcance que deseja, mas de pouco adiantará se ele não se traduzir em novos contatos com consumidores e vendas para sua empresa. Você deve entender que é possível trabalhar o funil de vendas nas redes sociais e, aos poucos, transformar o visitante de uma postagem em um cliente.
6. Não conhecer seu concorrente
Algumas empresas confundem conhecer a concorrência com copiá-la. Se você copia está apenas sendo mais um na imensurável multidão da internet. Em vez disso, conheça o seu concorrente para se diferenciar e oferecer aquilo que ele não oferece. Fazendo isso, você se destaca e ganha a atenção do consumidor.
7. Fazer spam com postagens
Imagine o incômodo que o seu seguidor pode sentir ao ver que você está replicando diversas postagens que aparecem ininterruptamente na timeline das redes sociais dele. É inevitável dizer que você terá como resultado a perda do seu público e, até mesmo, denúncias de spam ao site que está utilizando. Por isso, não cometa esse engano.
Se você gostou de conhecer os 7 erros que você deve evitar na gestão de redes sociais, não deixe de entender a sua real importância para sua empresa.