Jornada de compra do cliente: o que é, como entender e como mapear?
Trazer o cliente até o seu empreendimento, convencê-lo da compra e fidelizá-lo é um processo que requer conhecimento e planejamento para que realmente dê certo. Compreender a jornada de compra é a melhor forma de se alcançar tal resultado, e você não pode ficar de fora disso.
Afinal, administrar uma empresa vai muito além de mero “achismo” e, em tempos virtuais, é essencial que demos a devida importância às estratégias disponíveis que são amplamente usadas tanto por pequenos e médios empreendedores quanto por grandes players do mercado.
Aprenda agora mesmo sobre a jornada de compra do cliente e saia na frente com as informações a seguir.
O que é a jornada de compra do cliente?
A jornada de compra é o caminho feito pelo consumidor até o momento de efetuar uma compra e, dependendo da sua relação com ele, desenvolver um contato de longo prazo, frutificando ainda mais os seus negócios.
Hoje com a internet, os mecanismos de busca e as redes sociais se tornam os maiores pontos para fisgar o cliente online. Diversas estratégias, como o Inbound Marketing, Marketing de Conteúdo e Search Engine Optimization (SEO), são desenvolvidas para aproximar o usuário daquela marca e aos poucos fazer dele um cliente.
A partir daí, outras táticas, como o E-mail Marketing, surgem na missão de fazer o trabalho do pós-venda e fidelizar aquele consumidor, podendo até se tornar um evangelizador de sua marca, ou seja, alguém que a divulga e a defende para outros clientes por vontade própria.
Por que é importante mapear a jornada de compra do cliente?
Voltando ao que argumentamos na introdução, não basta você se guiar por “achismos” e assim esperar grandes resultados. O verdadeiro caminho é conhecer o comportamento do seu cliente no ambiente virtual e encontrar a melhor maneira de fisgá-lo.
Talvez ele tenha conhecido o seu negócio por meio do blog da sua empresa ou quem sabe um anúncio no Google ou no Facebook. O tempo que ele levou para efetuar uma compra também é importante, pois demonstra a melhor forma de mantê-lo por perto, descobrindo o que o levou a escolher a sua empresa para consumir.
No tópico a seguir, vamos mostrar com alguns exemplos práticos como realizar esse mapeamento e aproveitar os resultados que pode trazer. Confira.
Como aplicar a jornada de compra do cliente nas suas estratégias de marketing e vendas?
Um recurso muito comum dos empreendedores que realmente se preocupam com o planejamento e as estratégias de vendas e marketing da sua empresa é a pesquisa de mercado. Ela envolve tanto dados gerais sobre o nicho que você atua quanto um diálogo direto com o cliente perguntando sobre preferências e motivos da compra.
Juntando essas informações você consegue traçar com bastante clareza o caminho percorrido por ele e, assim, continuar atingindo resultados benéficos ao seu negócio.
Pense, ainda, que fidelizar um cliente sai mais barato do que conquistar um novo consumidor. Pesquisas apontam que empresas que mantêm uma boa relação com os seus compradores aumentam em até 20% as suas oportunidades de vendas.
Conhecer a rota percorrida pelo seu consumidor significa desenvolver um planejamento e estratégias mais acertadas no momento de conquistá-lo e mantê-lo por perto. Não abra mão disso.
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