Live Commerce: a nova tendência do mercado
No primeiro semestre de 2020 o comércio eletrônico teve um crescimento de 47%, apresentando a maior alta nos últimos vinte anos, de acordo com dados da 42ª edição do Webshoppers, elaborado semestralmente pela Ebit|Nielsen, em parceria com a Elo.
Nos primeiros três meses de 2021, houve um aumento de 54% em comparação com o mesmo período do ano passado, foram realizadas 78,5 milhões de compras online, gerando um faturamento de 35,2 bilhões, 72% maior que em 2020.
O e-commerce vem crescendo em todo o Brasil e a pandemia de COVID-19 contribuiu para acelerar esse crescimento.
Mas como podemos pensar no futuro do comércio eletrônico? Qual será a sua evolução?
Neste sentido, uma nova tendência de e-commerce começa a se destacar: a Live Commerce, ou também chamada de Live Stream Shopping.
O que é Live Commerce?
Live commerce é uma modalidade de vendas online, realizada em uma plataforma de transmissão ao vivo, na qual uma pessoa demonstra os produtos, suas funcionalidades, a qualidade, tira dúvidas e incentiva os telespectadores a efetuar a compra apresentando suas vantagens. Ou seja, como a própria tradução já diz, a live commerce é um comércio ao vivo na internet.
Esta modalidade de vendas online que surgiu na China tem apresentado um enorme crescimento no país, que registra mais de 50 mil transmissões ao vivo por dia.
Estas transmissões têm gerado mais de 50 bilhões de visualizações e podem representar a movimentação de um trilhão de ienes por ano, de acordo com a KPMG e Ali Research.
A venda por live permite que os consumidores possam interagir com o vendedor ou influencer durante a transmissão, favorecendo a interação direta e as vendas por impulso.
Vantagens da Live Commerce
A interação direta que a live commerce proporciona entre cliente e empresa é certamente uma grande vantagem.
O fato de sanar dúvidas sobre produtos, realizar demonstrações e oferecer conteúdo relevante ajuda a fortalecer o relacionamento com o cliente, além da oferta diária de conteúdo, o que eleva as chances de conversão.
Outra vantagem é que já existem até plataformas para esta modalidade de vendas e que são totalmente personalizáveis, assim você consegue deixar com a cara do seu negócio.
Estas plataformas, além de altamente customizáveis, ainda proporcionam a transmissão da live via aplicativo, o que facilita muito em termos operacionais e financeiros.
Mas o melhor de tudo é que este tipo de live de vendas vai se tornar uma excelente ferramenta de captação de leads, especialmente com a captação de dados de navegação de usuários na internet chegando ao fim, ou seja, as empresas terão que gerar dados proprietários, e a live commerce vai ser uma ferramenta imprescindível, para a criação e oferta de conteúdo relevante.
A expectativa geral é que a live commerce seja uma ferramenta revolucionária. Algumas empresas já estão até mesmo investindo em suas próprias plataformas de Live Stream Shopping, tecnologia e inovação. Se interessou?
Como fazer uma live commerce?
O primeiro passo é pensar em atrair o seu público, afinal, a audiência é um aspecto de extrema importância.
Para isso, é interessante pensar em investir em anúncios pagos, eles vão te ajudar a atrair seu público-alvo, mas antes é preciso que você elabore uma estratégia de marketing digital e defina onde vai anunciar e para quem.
Outro ponto crucial é o produto, leve sempre produtos de qualidade. Pense no cenário, nas maneiras de testá-lo e demonstrá-lo, pense em todos os detalhes para que suas vendas sejam um sucesso.
Escolher a plataforma também é outro aspecto importante. As redes sociais são muito utilizadas para este tipo de transmissão, contudo, as plataformas específicas para live commerce diminuem a jornada de compra e uma possível desistência.
Isso porque tudo é realizado no mesmo ambiente virtual através do aplicativo, assim o cliente não precisa sair de uma tela e entrar em outra para adquirir seus produtos. Mas para começar, que tal testar no Instagram da sua empresa?
Algumas empresas têm utilizado a estratégia de contratar influenciadores digitais para apresentar a live commerce, assim aproveitam também seus seguidores. Mas é preciso que esta pessoa seja bem escolhida, pois ela representará sua marca e a sua imagem deve estar ligada ao mercado. Por isso, ela deve ser bem aceita pelo seu público e transmitir confiança.
Cenário, iluminação, equipamentos, roteiro, qualidade na transmissão, tudo deve ser pensado com cuidado.
A live commerce promete ser um acelerador de vendas, trazendo inovação e credibilidade junto ao consumidor, melhorando o relacionamento empresa-cliente e proporcionando uma interação capaz de transformar a experiência de compra online.
Através desta modalidade de vendas os consumidores terão informações preciosas sobre os produtos, poderão assisti-lo sendo testado ao vivo, interagir com perguntas e opiniões, e participar de ofertas especiais que só ocorrem na live.
Isso permite que o público se sinta mais confiante e próximo da empresa, como se pertencesse a um grupo especial, favorecendo o ambiente de compras.
Ferramentas como Google e Instagram já se adaptam para essa nova realidade do comércio eletrônico, assim como grandes empresas como Americanas, Chilli Beans, B2W, entre outras.
Esta é uma tendência que veio para ficar. E você se pergunta: o mundo em quarentena virou uma live? Não, ainda bem! Mas com certeza essa será uma ferramenta estratégica que poderá te proporcionar bons lucros!
Você já pensou nisso? Que tal preparar sua live commerce para o Natal? Fica a dica! Escolha seus produtos, pense no cenário e roteiro, defina a plataforma e elabore estratégias para atrair seu público, este formato de vendas online é inovador e promete ser um sucesso! Que tal tentar?
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