Marketing e Vendas – Sua empresa entrega o que promete?

Você acha que a credibilidade de uma marca faz diferença em suas vendas e na conquista de clientes? A resposta é SIM!

Um dos piores erros que uma empresa pode cometer é não entregar o que ela promete.

Acredite, infelizmente muitas acabam caindo nessa armadilha, obtendo assim uma reputação ruim no mercado.

O que acontece é que em alguns momentos o marketing e as vendas não andam em sintonia, fazendo com que o discurso da empresa seja bem diferente da prática.

Isso acaba frustrando muitos clientes que ficam insatisfeitos e desistem da empresa, podendo não recomendá-las aos seus conhecidos e até falar mal dela na internet, criando assim, uma péssima reputação.

Portanto, é fundamental que a sua marca tenha credibilidade diante do mercado. Para entender melhor a importância disso para uma empresa, vamos pensar num relacionamento.

Para que um casal mantenha uma relação duradoura e feliz, é preciso ter confiança, entre outros aspectos positivos, não é mesmo? A confiança é um dos pilares que sustentam as relações, seja ela amorosa, amigável ou comercial.

Deu para entender? Um empresa que não transmite confiança, está perto de um buraco.
 

Como tornar minha empresa confiável?

 
Com o auxílio do marketing, foi percebido que os clientes têm clara noção de quais empresas só se interessam em vender e aquelas que realmente querem ajudar o consumidor com um produto bom e útil.

Sendo assim, se você acha que a sua empresa pode estar falhando em algum processo, se atente e veja como você pode se tornar confiável no mercado em que atua:

  • Seja referência no seu ramo

Com toda a evolução da internet, os consumidores agem cada vez mais intensamente na formação de opinião sobre todos os assuntos, incluindo o campo das vendas e empresas.

Se eles não gostam da sua empresa, não a recomendam a ninguém e ainda fazem propaganda negativa sobre ela.

O mesmo vale para o contrário. Se sua empresa faz a diferença e se destaca, ele vai te recomendar para muitas pessoas e ainda ser defensor da sua marca.

Se você é referência, sempre que alguém tocar no assunto que envolva os produtos ou serviços que sua empresa oferece, as pessoas irão falar de você.

  • Mostre-se disponível para ajudar e interaja

Mostre disposição para ajudar seus clientes sempre que for necessário. Além disso, interaja com eles, respondendo seus comentários e mensagens enviadas, não importa em que canal elas estejam.

Os consumidores tendem a confiar em empresas que interagem e respondem suas perguntas.

Eles se sentem próximos e importantes para a sua empresa. Não se esqueça da qualidade desse atendimento. Ele deve ser ágil e educado para que você atraia o consumidor.

  • Antes de vender, mostre valor

Muito mais do que apenas jogar o produto no site para venda, você precisa dizer o por quê ele é importante para o consumidor. Quais as vantagens deste produto? No que ele ajuda?

Uma empresa que apenas vende, pode perder credibilidade por não demonstrar a verdadeira essência do produto (se é que ela existe).

Um consumidor infeliz pode se sentir enganado pela empresa por comprar um produto que não condiz com a qualidade da propaganda. Este é o problema de muitas empresas. Elas fazem uma propaganda, mas o produto é muito diferente!

  • Se atente aos feedbacks

Sim, você precisa de feedbacks e pode até pedir uma ajuda dos clientes para isso. Mas é preciso que você dê importância para esse feedback.

Fique tranquilo, isso não diminuirá sua empresa, pelo contrário. Por exemplo, um cliente ficou insatisfeito com o produto, deu feedback para a empresa e ela nem respondeu sua crítica. As chances do cliente não indicar sua marca para ninguém são grandes.

Agora imagine que esse cliente deu seu feedback e a empresa respondeu e ainda valorizou sua crítica, agindo da melhor forma possível. Com certeza o cliente ficará satisfeito por ser atendido e voltará a comprar com você.

Outras dicas para ajudar sua marca a ter uma boa reputação é utilizar as provas sociais: essas provas incluem depoimentos dos clientes, premiações de sua empresa, clientes consolidados, entre outros.

Lembre-se: a sua empresa precisa entregar o que promete. Por isso, o marketing e as vendas devem caminhar juntos e manter uma visão alinhada para que você não cometa o erro de não entregar o que promete!