Marketing local: como implementar e por que atingir públicos regionais?
Saber como implementar o marketing local e porque ele é a melhor estratégia para as Pequenas e Médias Empresas (PMEs) atingirem públicos regionais pode fazer com que você mude a abordagem do seu negócio no meio digital para melhor.
Afinal, disputar com grandes players do mercado pode se tornar uma tarefa ingrata se você não souber como agir no ambiente virtual e é aí que essa estratégia de marketing se torna uma grande aliada dos empreendedores de menor porte.
Se quer entender a importância disso e como implementar essa estratégia, continue lendo este post e aprenda com as informações a seguir!
Definição de marketing local
A internet e as possibilidades que tem oferecido ao mercado tem sido cada vez mais amplas e diversas. Uma delas é a de definir o seu público-alvo com bastante precisão e especificidade no momento de criar campanhas online.
Além disso, o acompanhamento e mensuração de resultados por meio dos dados georreferenciais ofertados pelas ferramentas de marketing e propaganda também se tornam grandes aliados nessa estratégia.
Esse tipo de marketing aproveita dos recursos tecnológicos para direcionar as suas ações para aquele público que mora na região da sua loja ou que está passando por ela. Assim, você evita desperdiçar dinheiro e energia em campanhas que não alcançam quem realmente interessa.
A importância do marketing regional para as empresas
Uma das grandes vantagens de trabalhar com anúncios online é que você paga por aquilo que alcança, ou seja, por meio de uma campanha do tipo Custo Por Aquisição (CPA) você será cobrado somente por aqueles clientes que acessaram o seu site ou realizaram determinada ação de acordo com o seu direcionamento.
Isso faz toda a diferença no marketing regional, já que você não estará interessado em uma campanha de grande alcance e de caráter generalista, uma vez que o seu público é mais restrito que o de um grande player.
Com isso, você otimiza o seu investimento em marketing ao colher melhores resultados. Ao acompanhar as métricas em tempo real, você poderá averiguar a performance da sua estratégia e realizar os devidos ajustes a tempo.
Formas de implementar estratégias nesse tipo de marketing
Por meio de ferramentas diversas como o Google AdWords, Facebook Ads e Instagram Ads, você pode criar anúncios baseados em georreferenciamento e nas preferências do usuário que, obviamente, deverão estar associadas ao que o seu negócio vende.
Além disso, um bom site se torna um elemento primordial nessa estratégia, já que é uma maneira de alcançar essa audiência sem que, necessariamente, voc~e tenha que pagar por isso — como acontece nos Ads citados.
A razão disso é que a página de um e-commerce pode englobar diversas formas de ‘fisgar’ o consumidor independentemente de propagandas virtuais e algumas dessas alternativas são:
- search Engine Optimization (SEO), que serve para otimizar o seu site para mecanismos de busca e ser encontrado mais facilmente por seus consumidores;
- landing page para oferecer conteúdos exclusivos aos usuários em troca de algumas informações pessoais e e-mail daquele consumidor;
- marketing de conteúdo que, por meio de blog posts com informações relevantes ao usuário, aproxima ele da sua marca;
- e-mail marketing que, por meio dos contatos colhidos na landing page, nutre a relação com o lead por meio de uma comunicação direta e personalizada.
Esses são apenas alguns dos principais recursos relativos ao marketing digital que podem estar embutidos em seu site. Procure aprofundar nesses pontos para tornar a sua estratégia ainda mais acertada.
Se gostou de saber como implementar o marketing local e por que ele é importante para atingir públicos regionais, aproveite para entender como um site bem construído pode ajudar a aumentar as vendas.