Mas afinal, como o marketing de conteúdo pode atrair clientes?

Em meio à tantas mudanças no marketing contemporâneo, uma dúvida que tem pairado no ar é como o marketing de conteúdo pode atrair clientes, se ao invés de vender produtos ele ajuda as pessoas a tirarem dúvidas que podem levá-las a qualquer lugar…

Então, como funciona isso?

Fica como comigo por dois minutinhos aqui no Blog da Six, que eu vou esclarecer isso pra você, ok?!
 

Marketing Digital e o seu mar de estratégias

 
Nada melhor do que ver as estratégias planejadas para a sua empresa darem certo, não é mesmo?

O marketing digital é o responsável por muitas dessas estratégias.

No entanto, falar dele como um todo abrange muita coisa, afinal, o marketing digital é todo um conjunto de estratégias para fazer sua empresa decolar.

Podemos dizer que cada estratégia é responsável por dar resultados “diferentes” dentro de uma empresa, como aumento das vendas, consolidação da marca no mercado, atração de clientes, melhor presença online, entre várias outras.

Hoje vamos focar em uma estratégia utilizada para atrair clientes da melhor forma.

O marketing de conteúdo é uma das estratégias do marketing que tem o objetivo de atrair clientes segmentados para a sua empresa; os chamados clientes ideais. Mas como isso acontece?
 

O que é o marketing de conteúdo

 
O marketing de conteúdo foi criado para você atrair seus clientes e criar uma boa relação com eles. É literalmente uma ação de marketing de relacionamento!

Mas não pense que basta você atrair qualquer cliente. Na verdade, para cada negócio existe uma persona bem específica que realmente conversa com essa marca.

Por isso, você precisa montar sua estratégia de forma a atingir o público certo da forma certa! Mas como eu faço isso? Vamos lá!

Se um futuro cliente ainda não conhece sobre sua empresa, ele não vai pesquisar exatamente por ela, e é por isso mesmo que você precisa criar meios para aparecer para esse cara, correto?!

Então, considere que este cidadão tem dúvidas, relacionados a problemas que a sua solução resolve.

E que assim como todo mundo, em algum momento ele fará uma pesquisa no Google para sanar esta dúvida, ou dará de frente com algum conteúdo relacionado a ela em alguma publicação de uma rede social.

Ah, a esta altura da conversa eu imagino que você já saiba o quanto é importante e extremamente necessário que sua empresa tenha uma boa presença online, uma boa identidade visual, um “Feed” nas redes sociais não só bonito, mas com conteúdos interessantes e que farão as pessoas prestarem atenção em você.

Se coloque no lugar do seu cliente. Vamos supor que você esteja procurando um “como fazer” e surge um site de uma empresa mostrando um conteúdo bacana sobre aquilo.

Você vai gostar de ver este conteúdo e, quem sabe, se houver um conteúdo mais completo por lá, como um passo a passo completo ensinado a “como fazer” o que você buscava, é bem capaz de você se interessar por este conteúdo e acabar baixando-o também, concorda?!

Por isso, a dica que damos para você é: aposte em vídeos e e-books, principalmente. Esses conteúdos geralmente são ricos em informações e podem atender às necessidades do consumidor. Agora vamos adiante, que ainda tem mais para aprender!
 

Relação com a jornada de compras do cliente

 
Como nem tudo são flores, não basta só atrair o cliente com conteúdo relevante e parar por aí.

Na verdade, esse é só o primeiro passo do processo. A jornada de compras de um consumidor continua e você precisa atender às expectativas dele.

Depois que você atraiu um visitante, é preciso convertê-lo em um lead, para se relacionar com ele, vender e por fim, encantar!

Para entender melhor, a jornada de compras possui 4 etapas. Elas são: aprendizado e descoberta, reconhecimento do problema, consideração da solução e decisão da compra.

Sua empresa precisa produzir conteúdo para estas 4 etapas, para poder fisgar seus clientes, independentemente de em qual parte da jornada ele esteja. O desafio então, passa a ser guiá-lo até o fim desta jornada. 

De forma bem resumida, é assim que funciona: sua empresa precisa chamar a atenção de um usuário de internet, atraí-lo para suas ofertas de conteúdo, convertê-lo em um lead, se relacionar com esta pessoa, interagir com ela, e por fim, conquistá-la com uma oferta que esteja muito alinhada a tudo o que ela viu e pelo que se interessou até então.

No nosso e-book Como atrair mais clientes com o poder da internet você encontra as dicas de outras estratégias que farão com que a jornada de compra seja completa!
 

Otimização

 
Existem alguns “critérios” que os mecanismos de buscas utilizam para que seu site seja reconhecido e fique no topo das buscas orgânicas, fazendo com que os possíveis leads do seu negócio te encontrem.

Esses critérios podem ser trabalhados através do que chamamos de SEO (otimização para os mecanismos de buscas), e fazem parte de toda a estruturação do seu conteúdo, desde a escolha das palavras-chave, seleção de pautas, aos títulos atraentes, conteúdos bem detalhados, e por aí vai…

É bem importante se atentar as técnicas de otimização para possuir melhores resultados na hora de atrair seus clientes.
 

Seja autoridade em seu segmento

 
Se tem uma estratégia dentro do marketing de conteúdo que vale muito a pena investir é sobre se tornar referência e autoridade no meio que sua empresa atua.

Pense em uma marca relevante para você. Ela é autoridade no ramo em que atua? Se você respondeu que sim, com certeza ela trabalhou muito para que você pensasse assim sobre ela.

Se seus conteúdos são relevantes, seus profissionais são respeitados e falam com muita autoridade sobre determinado assunto, sua empresa naturalmente se tornará uma referência e consequentemente atrairá mais clientes.

É um processo contínuo, evolutivo e gradual.

E aí, conseguiu compreender um pouco mais sobre como você pode atrair clientes com a ajuda do marketing de conteúdo?

Entre em contato conosco que podemos te ajudar nessa jornada!

Para saber mais sobre essa estratégia, leia o e-book que o indicamos e que preparamos da melhor forma para você.

Dúvidas? Escreva aqui abaixo e conversaremos, beleza?!

Até a próxima!