O marketing de conteúdo é uma importante ferramenta para vendas complexas
Quando se trata de vendas complexas, investir em boas estratégias de marketing é fundamental para conseguir sucesso no fechamento desses negócios.
Uma das melhores estratégias para esse tipo de vendas é o marketing de conteúdo, que ajuda na atração, educação e conversão do lead em cliente.
Aqui nesse artigo você irá saber mais sobre:
- O que são vendas complexas
- O que é marketing de conteúdo
- Como o marketing de conteúdo é importante para esse tipo de venda
Se interessou pelo assunto? Então, fique conosco até o final!
O que são vendas complexas?
As vendas complexas são aquelas que demoram mais tempo para serem realizadas, normalmente, acontecem com produtos e/ou serviços de alto valor.
Esse tipo de venda aborda diversas etapas, como prospecção e abordagem do cliente, negociação, implementação e também o pós-venda com suporte ao cliente.
Ela pode durar até vários meses para ser realizada e é preciso utilizar estratégias avançadas para que sua empresa obtenha sucesso na sua conversão.
O que é marketing de conteúdo?
Já o marketing de conteúdo é uma estratégia que visa a produção e compartilhamento de conteúdo relevante para o público-alvo da sua empresa.
O objetivo principal é atraí-los e ajudá-los a solucionar seus problemas, ganhando a confiança deles e tornando-se uma referência na sua área.
Com isso é possível fazer a conversão de leads em clientes que irão participar e fechar negócios nas vendas complexas.
Por que o marketing de conteúdo é importante para as vendas complexas?
Um marketing de conteúdo bem feito ajuda na atração de leads e na conversão deles em clientes, aumentando o potencial de vendas complexas da sua empresa.
Ele atua auxiliando no melhor ranqueamento dos sites nos mecanismos de busca, como o Google, tornando sua empresa destacada em comparação aos seus concorrentes.
Para que o potencial cliente tenha confiança e entre em contato com você é preciso produzir um conteúdo de ótima qualidade e bastante relevância.
O marketing de conteúdo está relacionado às diversas etapas do funil de vendas, principalmente à atração, nutrição e retenção de leads.
A etapa de nutrição, do funil de vendas, é uma das mais importantes dentro do processo de educação dos clientes, pois é nesta etapa que vamos ajudar os nossos leads a percorrerem a sua jornada, encaminhando conteúdos através de e-mail marketing, convidando-o a tirar todas as suas dúvidas em nosso site, blog, ou canal de vídeos.
Dessa maneira, a nutrição ajuda esses leads a avançar no funil, diminui o ciclo de vendas e aumenta a conversão de vendas complexas.
Entenda mais sobre o marketing de conteúdo no funil de vendas complexas
É preciso 3 coisas para fechar uma venda complexa de acordo com o funil: atrair o lead, persuadi-lo com informações que o ajudem a encontrar a solução com a sua empresa e convertê-lo em cliente.
Na primeira fase (topo do funil), o conteúdo qualificado que você compartilha com seu público-alvo atrai leads que estão procurando soluções.
Quanto mais informações ele obtiver no seu site, mais sentirá confiança na sua empresa para solucionar os problemas dele.
Na etapa do meio do funil, a sua empresa tem que mostrar que possui as melhores soluções em comparação aos concorrentes.
É nessa fase que o potencial cliente começa a cogitar e pesquisar uma empresa para contratar, seja um serviço ou um produto.
O conteúdo do seu site escrito de forma técnica, com qualidade, originalidade e aprofundamento, traz credibilidade para o seu negócio, pois demonstra conhecimento, experiência e a real intenção de ajudar os seus clientes.
No fundo do funil, a etapa final do marketing de conteúdo, é bastante importante pois é quando você está perto de converter o seu lead em cliente com:
- A demonstração de benefícios de contratar a solução com sua empresa
- Os pontos positivos da sua empresa em relação aos concorrentes
- O envio de materiais informativos grátis, como e-books e vídeos
Dessa maneira, na hora de tomar a decisão, o lead terá sua empresa como uma escolha mais provável.
Como você pôde ver, ao invés de apenas partir para o momento do fechamento do negócio, as vendas complexas exigem todo um processo.
Apenas após atrair e persuadir o potencial cliente com informações e conteúdos de qualidade e relevantes é que você irá partir para a abordagem comercial.
Ficou com alguma dúvida sobre como o marketing de conteúdo ajuda no processo de vendas complexas?
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