O que é e-commerce? Como ter uma filial online com sucesso de vendas
O que é e-commerce? E por quais motivos você deveria investir nele para sua empresa?
Cada vez mais e mais empresas têm investido no também conhecido como “comércio eletrônico”. Há, inclusive, empresas que têm voltado todas as suas forças para as vendas online.
E nesse artigo, além de explicarmos o que é e como funciona o e-commerce, ainda passaremos algumas dicas para ter uma filial online de sucesso.
O que é e-commerce?
E-commerce é um sistema de vendas que funciona através de dispositivos conectados a internet. Tais como computadores, notebooks, tablets e aparelhos celulares.
Se formos comparar o varejo físico com o virtual, esse último tem se mostrado mais forte. E isso por conta da tendência das vendas pela internet.
As pessoas compram online porque é mais prático, mais cômodo e porque encontram maior variedade e, quase sempre, vão encontrar o que precisam sem muito esforço.
Principais categorias de e-commerce
Todos os anos a webshoppers apresenta um relatório com as categorias que mais obtiveram vendas no e-commerce.
E esse relatório pode ajudar, e muito, a quem deseja ter sucesso com um e-commerce. Pois assim você foca na comercialização de produtos que mais estão em alta.
No relatório das vendas de 2018, dentre as categorias de e-commerce que obtiveram maior faturamento estão:
- Moda e acessórios;
- Perfumaria e saúde;
- Eletrodomésticos;
- Casa e decoração;
- Telefonia e celulares.
Quase metades das vendas online acontecem pelo celular
Algo importante a se mencionar é que grande parte das vendas pela internet acontecem através de celulares.
Por tanto, é importante que se você investir na criação de uma loja virtual, que essa loja seja adaptada para rodar bem em dispositivos móveis (que seja responsiva).
Sem contar que, como a venda de celulares tem superado a venda de computadores, a tendência é que as vendas online por esse dispositivos aumentem ainda mais nos próximos anos.
Dicas para ter sucesso com seu e-commerce
Além de se manter atento aos dados sobre o e-commerce e suas categorias e manter um site de fácil navegação para seus clientes, é também importante trabalhar a sua presença online.
Hoje em dia os clientes estão mais seletivos, eles não irão comprar de você simplesmente por terem encontrado sua loja virtual.
Quando as pessoas vão comprar de uma empresa, eles querem saber o que essa empresa anda fazendo, querem maiores informações também sobre os produtos, se ela é confiável, etc.
É por isso que muitas empresas que trabalham com e-commerce investem também em mídias sociais como Instagram, Facebook e em blogs.
Sem contar também os investimentos em anúncios, pois tudo isso mostra ao potencial cliente que sua marca é confiável. Mas nunca esqueça, é importante ter uma boa estratégia de marketing e remarketing.
Mas é importante também lembrar que cada uma delas se adapta a um tipo de segmento ou público, por tanto, antes de tudo é importante analisar.
Quer saber mais sobre como alavancar o seu e-commerce? Entre em contato conosco.