O USO TÉCNICO DAS PALAVRAS-CHAVE
Para entender
Com este artigo, fecho um pequeno ciclo sobre o tema de palavras-chave. Que poderemos voltar a trabalhar a qualquer momento, se nossos leitores, a cada vez em maior número (muito obrigado 🙂 de coração, mas sem mãozinha), acharem válido e assim solicitarem. No final deste artigo, os links para os outros artigos que fazem parte desta sequência.
Ao tratar da construção de uma página otimizada, que visa conquistar um bom posicionamento no Google, para o caso da pesquisa por sua principal palavra ou expressão chave, precisamos levar em consideração o uso desta expressão, em alguns locais estratégicos.
Palavra-Chave no Título
Sempre construa conteúdo direcionado a um entendimento, direto, específico. Por isso, evitando ser evasivo, utilize sua principal palavra-chave do tema, já no seu título. Ajude o Google a entender o que você quer passar para os usuários do seu site.
Palavra-Chave nos Subtítulos
Evite ficar se repetindo, para que seu texto não se torne robotizado ou chato demais para ser lido, mas, mantenha o foco e trate de questões relacionadas sempre ao objetivo principal. Para quem busca um conhecimento mais técnico, é o caso da aplicação da semântica, ou seja, palavras relacionadas a um grupo de expressões, características em uma atividade profissional, nicho, segmento, ou simplesmente de uso comum a um grupo específico de pessoas.
Ex: Quando se fala em desenvolvimento de sites, sempre se fala também em Web design, programação, hospedagem de sites, layouts etc.
No corpo do texto
Para não soar repetitivo demais, utilize também alguns sinônimos de sua expressão chave, mas quando possível, utilize sua palavra-chave, não apenas para aumentar a densidade de palavras chave no texto, mas para manter o usuário focado no tema central do seu conteúdo. Qualquer dispersão pode sugerir a falta de comprometimento com a qualidade do conteúdo proposto no título da página, o qual atraiu o usuário.
Aqui, já um trabalho mais técnico, mas para o entendimento de todos, procurarei resumir de forma, que seja de fácil compreensão.
Trabalhe com cuidado o uso de palavras-chave nessas áreas. Sem excessos, sem omissões! Vou me repetir um pouco em alguns itens já citados acima, apenas para listar organizadamente:
Organizando as informações
Title: Título geral da página, o que aparece na aba do navegador;
H1: Título do texto, assunto principal da página;
H2: Geralmente utilizados como subtítulos do texto principal;
H3: Mais utilizado para indicação de outros assuntos. Manchetes ou títulos para assuntos tratados em outras páginas do site.
Description: Texto que aparece na Snippet do Google. Aquele textinho abaixo do título, que geralmente tem o poder de convencimento para incentivar o usuário a clicar no link.
KeyWord: Principais palavras-chave relacionadas na página. Dizem que sua importância já não é mais a mesma de outrora, porém, uma página completa deve tratar de evitar negligenciar quaisquer trabalhos, que possam ajudar de alguma forma o Google ou Usuário a compreender seu conteúdo.
Lembre-se sempre de analisar o uso da Tag Robots desta forma para as páginas que você quer divulgar:
<meta name=”robots” content=”index, follow”>
Aplique Nofollow em páginas estruturais como de login, intranets, páginas de resposta etc.
Outra questão, a referência de material duplicado. Certifique-se de usar a Canonical Tag para mostrar ao Google qual a página principal de cada conteúdo. No link indicado, a melhor definição que encontrei para explicar o tema e sua devida importância.
Causa, Motivo, Razão e Circunstância
O Foco do Blog da Six não é formar WebMasters, apenas ajudar os empreendedores a compreender um pouco, sobre a estrutura que está por detrás de uma plataforma profissional, para que o mesmo possa ter mais subsídios para julgar, a importância do investimento a fazer, em ferramentas de Web para o seu negócio.
A Six Interfaces é uma Agência hoje, com 8 profissionais, divididos em tarefas de relacionamento, pesquisa e planejamento, criação, relacionamento, programação, conteúdo, relacionamento, publicidade, Gestão de Mídias e Redes Sociais e relacionamento. Ah lembrei, tem relacionamento também, não sei se citei o suficiente.
Não quis fazer jabá, apenas explicar que trabalhos profissionais de Web, com a carga de responsabilidade que os mesmos exigem, necessitam de pessoas, tão capacitadas e focadas em resultados, como em qualquer outra área de sua empresa. E relacionamento é a liga para que a gestão de expectativas e de processos interdisciplinares flua com naturalidade.
Quer mais indicações de bons textos sobre Marketing Digital e Empreendedorismo? Então me siga no Twitter @adrianofoss, pois faço inúmeras referências diárias de blogs que acompanho.
Este artigo faz parte de uma pequena série de 3 postagens sobre palavras chave, acompanhe as demais:
1 – Palavras-Chave, Entendendo as Pesquisas no Google
2 – Conteúdo de Qualidade e o uso de Palavras-Chave