Sites interativos: por que oferecer mais interatividade online?
Que a internet tem sido um ambiente amplo e diverso, no qual várias atividades comerciais são desenvolvidas, já não deve ser novidade para ninguém, não é mesmo? Em meio a tantas possibilidades, o desenvolvimento de sites interativos têm sido uma das grandes alternativas no ambiente digital.
Entender por que oferecer mais interatividade online é importante para o seu negócio pode lhe fazer alcançar os resultados almejados e ver a lucratividade do seu empreendimento crescer.
Se você quer saber como fazer isso, continue lendo e aprenda com as informações a seguir.
Conquista de novos clientes
Na internet, a concorrência se encontra sempre a um clique do consumidor, e você deve buscar maneiras para se destacar a fim de manter o usuário por perto. Desenvolvendo um site otimizado e interativo, ou seja, com boa navegação, ajustado para Otimização de motores de busca (SEO) e que ofereça ferramentas que vão além de simplesmente ler e visualizar conteúdo, é possível chegar mais longe.
Você pode conseguir isso desenvolvendo jogos, quizzes e formas de interação com o consumidor que vão muito além do texto e da imagem. A gamificação de sites é uma tendência cada vez mais forte no mundo digital e seu negócio não pode ficar fora disso.
Proporciona o aumento das vendas
Com o usuário mais envolvido e atraído por seu site, suas chances de trabalhar a jornada de compra assertivamente se tornam muito maior. De forma sutil, utilizando algumas estratégias de Inbound Marketing, por exemplo, você pode fazer com que seu visitante caminhe pelo funil de vendas de forma tranquila e exitosa.
Algumas formas de você realizar isso são:
- relacionar alguns prêmios e pontuações obtidos na gamificação com conteúdos e ofertas exclusivas do seu site;
- utilizar da interatividade para direcionar o usuário para outra seção do seu site como uma landing page, por exemplo;
- trabalhar o conteúdo do seu site dentro das próprias ferramentas interativas escolhidas por você.
Dessa forma, quanto mais o usuário interagir, mais estará perto de fechar negócio. Pense nisso e desenvolva boas estratégias.
Possibilita envolver o consumidor de maneiras diferentes
Já existem, hoje, sites que oferecem brincadeiras de boneca – de forma gratuita e interativa – a meninas na faixa etária de 9 anos. Ainda que isso levante algumas polêmicas em torno da exposição precoce à publicidade, presentes nesses sites e às próprias estratégias de marketing contidas neles, tem feito muito sucesso no Estados Unidos, seu país de origem.
Outros sites até mesmo exigem assinatura paga e, em troca, oferecem inúmeros jogos e ferramentas interativas. Você não precisa se especializar nisso para aproveitar da interatividade no seu site, mas exemplos como esses deixam claro que é possível envolver o consumidor de maneiras diferentes por meio dessa estratégia.
Torna a navegação mais atrativa
Obviamente, com todas essas vantagens oferecidas pela interatividade, o consumidor tende a passar mais tempo no site e, com isso, você pode vender mais por meio dessa navegação mais atrativa.
Apenas lembre-se que, em tempos de internet, não adianta se precipitar, oferecendo algo ao cliente na hora errada. Cada vez mais é necessário respeitar o tempo do usuário devido ao seu empoderamento no meio digital, em que pode acessar um volume gigantesco de informações e ofertas.
Se agir estrategicamente e sem precipitações, certamente colherá os frutos que vem buscando.
Se gostou de saber da importância dos sites interativos e como isso pode beneficiar suas estratégias online, aproveite também para entender o que é experiência do usuário e de que forma o design do seu site influencia nisso.