Honestidade – Honestidade no trabalho para abrir portas
A honestidade é um comportamento fundamental em todas as relações sociais, sendo indispensável em seu ambiente de trabalho.
Afinal, um profissional honesto, ganha a confiança de seus parceiros de trabalho.
A honestidade pode se manifestar em pequenos hábitos que parecem não fazer diferença, mas que impactam de forma grandiosa nos resultados da empresa.
Você se considera um profissional honesto? Será que alguns pequenos hábitos não estão desfavorecendo a sua carreira sem que você perceba?
Demonstre sua honestidade ao longo de sua carreira
Algumas atitudes demonstram a sua honestidade no cotidiano da empresa. E elas são importantes para que, como profissional você seja valorizado.
Afinal, todas as pessoas gostam de trabalhar com profissionais honestos e dedicados.
Confira algumas dicas sutis, sobre comportamentos que revelam a sua honestidade.
1. Produtividade no cotidiano
Sabe quando o profissional começa a demorar mais que o necessário para fazer as atividades solicitadas? Esse é um comportamento desonesto.
Quando o profissional deixa de trabalhar no ritmo adequado, seu rendimento cai e isso impacta nos resultados da empresa.
Por isso, trabalhar mais lentamente de propósito, é uma atitude desonesta para com a empresa, que está sendo prejudicada.
2. Usar os recursos da empresa em benefício próprio
Essa é uma atitude obviamente desonesta, no entanto, é muito comum que funcionários usem folhas de ofício, veículo e combustível da empresa para momentos de lazer e muitos outros itens.
Levar uma caneta para casa propositalmente, por exemplo, é um hábito muito frequente e que não deixa de ser desonesto.
O seu material de trabalho é comprado para ser usado na empresa, em prol de resultados para a empresa.
Se o item é levado para casa sem autorização, isso é um ato desonesto e que pode repercutir negativamente em sua imagem como profissional.
3. Comentando sobre o trabalho
Em alguns casos, um simples comentário pode ser ouvido pelas pessoas erradas e gerar perdas financeiras para a empresa.
Por isso, mesmo que pareça algo simples da rotina, evite comentar informações sobre o seu trabalho e a empresa.
Negociações só devem ser comemoradas quando os contratos estão assinados.
Ao saber dados que possam interferir nos resultados da empresa, sempre procure manter o máximo de sigilo.
Até mesmo comentários feitos de forma inocente podem prejudicar.
Portanto, o silêncio sobre informações relevantes sempre é a melhor alternativa.
Como estimular uma cultura de honestidade na empresa?
É possível estimular sua equipe a ser mais honesta no uso de recursos e de tempo. Afinal, um dos recursos mais preciosos da empresa é o tempo dos colaboradores.
Os profissionais acabam sendo desonestos por vários motivos, que vão muito além da questão de caráter.
E isso é ruim não só para o profissional, quanto para a empresa. Afinal, se um colaborador é visto passeando com o carro da empresa, com som alto e incomodando as pessoas ao redor, por exemplo.
Essa é uma postura que mancha a reputação da empresa.
Todos ao redor estarão vendo o carro adesivado, sendo usado de forma inadequada e gerando descontentamento em todos ao redor.
Portanto, a desonestidade do colaborador ao usar os recursos da empresa de maneira inadequada, gera o risco de manchar a reputação da mesma.
Oriente os colaboradores
É importante que sua equipe seja constantemente treinada em relação à postura que é exigida pela empresa.
Atualizar os funcionários sobre questões referentes à forma como tratam os dados dos clientes, por exemplo, é um aspecto importante.
Instalar rastreadores nos veículos da empresa e monitorar os percursos feitos, sempre alertando a equipe de que estão sendo monitorados.
Outra possibilidade, é oferecer salários justos e bonificações por metas atingidas, são fatores que fazem o profissional valorizar o emprego.
Fazendo com que os profissionais queiram se manter no cargo, trabalhando de forma produtiva e obtendo os resultados de suas boas ações.
Profissionais desonestos devem ser advertidos
A honestidade é um valor muito importante para o cotidiano de uma empresa.
Não é possível crescer e atingir o topo do mercado, se os colaboradores são os principais sabotadores da empresa.
Por isso mesmo, é importante que a honestidade faça parte da cultura de sua empresa, de modo que, os profissionais que adotam boa postura sejam valorizados e os que destoam sejam punidos.
Ao manter no quadro da empresa, profissionais com o comportamento desonesto, a falta de punição acaba desestimulando os demais. Portanto, faça da honestidade parte fundamental da cultura de sua empresa.