Iniciativa – Funcionários com ou sem iniciativa: qual a diferença?
Sua equipe toma iniciativa, ou sempre espera o posicionamento do líder para começar a agir?
Ter iniciativa é uma característica muito importante no universo corporativo.
Entenda mais sobre esse comportamento e como ele afeta a vida em equipe.
Líder: estimule sua equipe a ter iniciativa
Toda empresa busca por funcionários proativos, no entanto, cabe ao líder de uma equipe estimular essas iniciativas.
Muitas vezes, os bons profissionais são neutralizados por líderes ruins. Quando na equipe existe espaço para tomar iniciativa, inovar, usar a criatividade e se destacar, todos ganham.
A iniciativa de um profissional nunca é positiva somente para seu próprio desempenho. Quando um profissional ousa ir além e sua atitude é encorajada, toda a equipe cresce em conjunto.
Apoie profissionais que tomam iniciativas
Não é incomum que, uma iniciativa positiva acabe não trazendo o resultado esperado.
No entanto, cabe a liderança deixar claro que gostou da atitude, que apoia o colaborador.
E em alguns casos, é possível usar a sua própria experiência para informar que uma abordagem diferente poderia ter sido melhor sucedida.
É indispensável que líderes apoiem seus colaboradores, reconheçam a proatividade desses profissionais e prestem apoio sempre que necessário.
Dessa forma, é possível manter uma equipe de profissionais motivados a oferecerem o melhor que podem, dia após a dia.
Tomar iniciativa impacta a sua rotina
Fazer um pouco a mais, ajudar um colega, não se conformar em apenas bater a meta do mês, buscar se qualificar, todos esses comportamentos são de pessoas com iniciativa.
Existem múltiplas formas de se tornar um profissional que toma iniciativas positivas, que impactam a própria rotina e impulsionam o crescimento da empresa.
Geralmente, profissionais mais desinibidos possuem maior facilidade de tomar iniciativa mediante os desafios profissionais.
No entanto, toda pessoa pode adotar uma postura mais proativa.
Se você deseja ser uma pessoa com mais iniciativa em sua carreira, nós separamos dicas sobre o que fazer para começar, veja abaixo:
1. Se capacite
Não é possível ter iniciativas que trazem resultado, sem investir em capacitação.
Por isso, continuar estudando é importante para ser um profissional com iniciativas que acarretam em resultados positivos.
E isso não quer dizer que obrigatoriamente você precisa fazer um curso caro ou algo nesse sentido. Mas que deve adquirir o hábito de ler, frequentar palestras em sua área e procurar sempre fazer networking.
2. Trabalhe sua autoconfiança
Para tomar iniciativa, é preciso ter coragem de pensar e agir diferente.
Trabalhar a autoconfiança é fundamental, para que as suas iniciativas possam ser tomadas antes que alguém as faça.
E para tal, vale a pena trabalhar os seus pontos fracos, que te impedem de agir.
Fortalecer seus pontos fracos te dará a sensação de aumento de poder. Contribuindo para que possa se colocar com firmeza e mostrar que sabe exatamente o que está fazendo.
Fazer atividades físicas, por exemplo, é uma maneira de se desafiar diariamente e exercitar sua autoconfiança.
Cada pessoa encontra a melhor maneira de adquirir mais autoconfiança e evoluir como profissional e como pessoa.
3. Entenda o seu lugar
Tomar iniciativa não significa assumir as funções ou papéis de outros colaboradores. É muito importante entender a sua posição e função na empresa.
É possível, por exemplo, dominar uma nova tecnologia e buscar inserir essa novidade em sua rotina de trabalho. Otimizando seus esforços diários e maximizando seus resultados.
Dessa forma, não estará interferindo negativamente no trabalho de seus colegas. Apenas otimizando a sua própria rotina e entregando resultados melhores.
Ao entender a sua posição dentro da empresa e usar suas habilidades, a sua iniciativa sempre será positiva.
4. Perca o medo de errar
Muitas vezes, o medo de errar impede o profissional de tomar qualquer tipo de iniciativa. Em geral, esse medo de errar está associado à insegurança, seja pessoal ou profissional.
Por isso mesmo, é importante trabalhar essa questão, com o objetivo de perder o medo de errar.
Ao arriscar um pouco mais para impressionar, você não deve se importar com os comentários de colegas ou qualquer tipo de julgamento negativo.
Tomar a iniciativa sempre está ligado a ousadia. E toda pessoa ousada precisa assumir o risco de errar.