Sua marca é percebida nas redes sociais?
Provavelmente você tem uma conta em alguma rede social, não é mesmo? Não importa se é Facebook, Instagram, YouTube ou Twitter. Se você não tem, alguém do seu convívio com certeza é adepto a elas!
Falamos isso, pois atualmente o Brasil conta com cerca de 120 milhões de usuários ativos na internet e 83% das pessoas que estão nesse ambiente online acessam diariamente alguma rede social. Essas mídias estão se mostrando grandes canais de comunicação com os clientes.
Além disso, os consumidores utilizam as redes sociais para pesquisar por alguma empresa e bisbilhotar seus trabalhos. Imagina se você não tiver em nenhuma delas? Com certeza sai perdendo!
Muitas empresas já notaram a importância de se conectar às redes sociais para atingir o seu público. Se você é uma delas, parabéns! Está no caminho certo!
Mas será que a sua marca é percebida?
A grande dúvida é: já tenho contas nas redes sociais, mas será que eu realmente sou percebido ou ainda estou fazendo algo errado?
Primeiramente é preciso pensar em quais conteúdos você publica nas mídias. Eles são relevantes e trazem significado e valor ao público? Para responder a essa pergunta pense o seguinte:
Você posta conteúdos que irão auxiliar o seu público em algum momento ou posta conteúdos aleatórios que não farão diferença alguma para a empresa e para o seu relacionamento com o cliente?
Pois é, não basta estar presente. É preciso criar conteúdo de valor para que você seja reconhecido!
“A marca é o espaço que você ocupa na mente de alguém” – Anita Roddick
E como eu faço isso?
Qual é a principal função das redes sociais? Alguns diriam que é compartilhar seu dia a dia com amigos e colegas. Certo, mas mais do que isso, as redes sociais criam relacionamentos.
Não seria diferente com as marcas. Mais do que nunca elas tem muita chance de se relacionar de forma interativa e divertida com os cliente. Digamos então que esse seria o primeiro passo em direção ao reconhecimento.
Logo depois precisamos pensar no posicionamento da sua marca nas redes sociais. Como já falamos lá em cima, é fundamental que você poste agreguem valor!
Além de ser um grande canal de comunicação com os clientes, as redes sociais são utilizadas pelo Marketing Digital como uma estratégia para vender mais, criar uma identidade de marca e conquistar o público.
Fora isso, o marketing consegue segmentar o público através desses canais, sabendo assim quais conteúdos criar e que tipo de linguagem ele precisa ter para fazer mais sentido para um público em específico.
Supondo que você tenha decolado nas redes sociais e atingido reconhecimento, é bem provável que seus resultados sejam positivos. No entanto, por mais que tudo esteja perfeito, sempre terá algum conteúdo que não tenha dado tão certo assim.
A análise de resultados vai permitir que você melhore ainda mais o relacionamento com os seus clientes, além de poupar gastos com conteúdos que não deram certo.
Pronto! Seguindo esses passos você cria o valor da sua marca na mente dos clientes. O que antes demorava um longo tempo para acontecer acaba ocorrendo rapidamente, graças às redes sociais.
Se atente aos detalhes
Sabia que qualquer tipo de conteúdo que você posta em sua conta nas redes sociais precisam ser muito bem planejados antes de serem levados ao público?
Como já dissemos anteriormente, eles são fundamentais nas redes sociais, mas mais do que isso, precisam ser pensados estrategicamente.
Pois é, isso inclui pensar nas imagens, texto, legendas, edição dos vídeos, enfim, tudo que envolve qualquer tipo de conteúdo a ser postado. Eles devem ser elaborados de acordo com a segmentação do público, plataforma e tom de voz da sua marca.
Pois é, felizmente as redes sociais estão ajudando muitas empresas a se conectar com os consumidores e ambos saem ganhando. A empresa ganha maior reconhecimento e os consumidores adquirem maior confiança!
Ah, e não se esqueça: sempre mantenha o diálogo. Marcas que ficam próximas dos clientes, respondendo seus comentários e interagindo com eles ganham bônus a mais como uma marca atuante e que faz a diferença no mercado!!!
E nem se preocupe se sua empresa é mais série, tem espaço e criatividade de sobra para todos!
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